De clássico indie a suspense nacional, Cine Metrópolis tem três estreias

13/04/2023 - 10:59  •  Atualizado 14/04/2023 12:56
Compartilhe

Após duas semanas dedicadas à mostra Constelações Indígenas, o Cine Metrópolis retorna à rotina de estreias nesta quinta-feira, 13, com três novos filmes na programação. As opções atendem a todos os gostos: de reestreia independente a um suspense brasileiro que repercutiu em festivais internacionais.

Obrigatório na lista de clássicos independentes, Shortbus, de John Cameron Mitchel, volta às telonas em versão remasterizada em 4K, melhorando a qualidade das imagens. Lançado em 2006, o filme impressionou público e crítica ao construir dinâmicas instigantes entre personagens bem singulares. A trama se passa em Nova York, onde uma terapeuta sexual, uma dominatrix e um casal gay com impasses no relacionamento se encontram no Shortbus, um ambiente centrado em sexo, política e arte.

Outro destaque da semana é a estreia de Os Cinco Diabos, da francesa Léa Mysius. O longa acompanha a história de Vicky, uma garota solitária que tem um dom peculiar: com um olfato superpoderoso e um quarto que é praticamente um laboratório, ela consegue reproduzir em perfumes os cheiros das pessoas que conhece. Além de recriá-los, Vicky se transporta para o passado ao inalar os odores. E, ao contrário dos seres "normais", ela não o faz metaforicamente, mas de maneira literal. Quando sua tia retorna à família depois de muitos anos, a garota passa a descobrir segredos que vão perturbar a harmonia da casa.

A terceira estreia do Metrópolis é o suspense nacional Raquel 1:1, dirigido por Mariana Bastos. No longa, a adolescente Raquel acaba de se mudar para uma cidade do interior. Ela logo conhece um grupo de meninas evangélicas que se reúne para estudar o evangelho, mas a interpretação das colegas a incomoda, sobretudo no que diz respeito à submissão da mulher. Tratada na cidade como uma espécie de "herege", Raquel experimenta um estranho despertar espiritual: sua missão, agora, é reescrever a Bíblia.

Os ingressos para as sessões custam R$ 16, com a meia-entrada a R$ 8. Estudantes da Ufes têm entrada subsidiada mediante apresentação de carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto.

Especial

Embora a mostra Constelações Indígenas tenha se encerrado, o Cine Metrópolis volta a celebrar o Abril Indígena na próxima quarta-feira, 19, Dia dos Povos Originários, com uma sessão especial do filme capixaba Bravura e Coração, de Tiago Tupinikim. Após a sessão, haverá debate com o diretor. A entrada é gratuita.

Também na quarta-feira, às 13 horas, o curso de extensão Imagens do Futuro exibe o filme 1984, de Michael Radford. Baseado no romance de George Orwell, o longa retrata um universo distópico, cujo governo totalitário controla todos os aspectos da vida de seus habitantes. A participação no curso também é gratuita.

 

Confira as sinopses dos filmes em cartaz de 13 a 19 de abril:


Shortbus, de John Cameron Mitchell (Estados Unidos, 2006, 101 min) - Trailer
Jovens de Nova York se desafiam emocionalmente e navegam nas interseções cômicas e trágicas entre amor e sexo, dentro e ao redor de um moderno clube subterrâneo. Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominatrix que não consegue se conectar, um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento, e as pessoas que entram e saem de suas vidas. Todos convergem em um encontro semanal chamado Shortbus: um ambiente louco de arte, música, política e carnalidade polissexual.

Os Cinco Diabos, de Léa Mysius (França, 2022, 95 min) - Trailer
Vicky, uma garotinha estranha e solitária, tem um dom mágico: pode reproduzir qualquer perfume de que goste, e os guarda em frascos cuidadosamente identificados. Ela capturou o  perfume de Joanne, sua mãe, por quem nutre um amor selvagem e excessivo. Quando a irmã de seu pai, Julia, aparece em suas vidas, Vicky reproduz seu cheiro, sendo transportada para memórias sombrias e antigas, que a levam a descobrir os segredos de sua aldeia, sua família e sua própria existência.

Raquel 1:1, de Mariana Bastos (Brasil, 2022, 90 min) - Trailer
Raquel, uma adolescente religiosa, se muda com o pai para uma pequena cidade no interior do Brasil para começar uma nova vida. Ela faz amizade rapidamente com um grupo de meninas evangélicas de uma igreja local e se aprofunda em sua espiritualidade e na dor de seus traumas. Durante seus primeiros dias na nova cidade, ela também experimenta um misterioso despertar espiritual, no qual recebe uma importante e controversa missão envolvendo a reescrita da Bíblia. Com apoio de alguns e ressentimento de outros, Raquel se esforça para encontrar equilíbrio dentro de uma perturbadora espiral de fé, razão e loucura.

Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho