Departamento de Morfologia da Ufes realiza VI Mostra Anatômica no dia 4 de julho

01/07/2024 - 17:51  •  Atualizado 01/07/2024 18:07
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação com as informações sobre o evento

O Setor de Anatomia do Departamento de Morfologia da Ufes realiza nesta quinta-feira, 4, a VI Mostra Anatômica. O evento acontece no campus de Maruípe e é aberto ao público, especialmente a alunos do ensino médio. Para grupos de mais de dez pessoas, é necessário agendar horário por este e-mail.

A Mostra tem o objetivo de integrar o conhecimento de diferentes classes acadêmicas, interagindo com a comunidade externa e apresentando em linguagem acessível o que foi aprendido na Universidade ao longo do semestre. Serão expostos pôsteres científicos, maquetes e peças cadavéricas dissecadas, com demonstração feita por estudantes dos cursos de Biologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Medicina. Também estarão em exposição peças plastinadas do Museu de Ciência da Vida, como jaguatirica, macaco bugio, cabeça de anta, coruja, preguiça, cachorro do mato e tucano.

Está prevista, ainda, uma visita guiada ao laboratório de Neuromorfologia (que estuda a forma e a estrutura do sistema nervoso), com demonstração de lâminas histológicas (com amostras de tecidos) em microscópios ópticos binoculares. As apresentações vão acontecer das 9h30 às 17 horas.

Segundo a professora Polyana Dalpiaz, coordenadora do projeto de extensão, a mostra é um evento integrador que pretende fomentar a discussão de grandes temas relativos à área da saúde (como doenças metabólicas, infecciosas, osteomusculares, problemas psicossociais com expressão biológica na saúde humana, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e transtornos mentais), levando em conta aspectos anatômicos, neuroanatômicos, bioquímicos, imunológicos, e habilidades médicas e da medicina social. “É um convite aos discentes à busca do conhecimento e à efetivação do exercício da profissão no contexto da comunidade externa”, afirma.

Ela explica ainda que a mostra consolida um trabalho realizado nas disciplinas dos cursos durante todo o semestre letivo. “No início do semestre, os alunos já sabem qual serão os conteúdos das disciplinas, e a partir daí eles escolhem um tema que mais chama atenção e fazem o aprofundamento. Com auxílio dos professores, vão construir uma revisão de literatura para apresentar para comunidade. Numa linguagem científica para os professores, mas com linguagem acessível para os alunos do ensino médio, que são nosso público-alvo”, explica a professora.

A V Mostra, realizada no ano passado, reuniu 130 alunos expondo 26 trabalhos. Foram quatro cursos (Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia ocupacional) e três departamentos envolvidos (Morfologia, Ciências Fisiológicas e Medicina Social).

Categorias relacionadas