Domingo de Lazer especial de aniversário reforça importância da Ufes para a sociedade

27/05/2019 - 17:44  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A edição especial do Domingo de Lazer em comemoração aos 65 anos da Ufes, realizada nesse domingo, 26, contou com a participação de diversas famílias, atletas e pessoas da comunidade acadêmica e da comunidade externa que aproveitaram uma programação cheia de atividades de esporte e lazer oferecidas gratuitamente e abertas a toda a sociedade, no campus de Goiabeiras. O reitor, Reinaldo Centoducatte, e a vice-reitora, Ethel Maciel, também prestigiaram o evento.

Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Ufes.

Além da já tradicional programação do Domingo de Lazer, que envolve oficinas variadas como yoga, forró, capoeira, pipa, lutas medievais e skate, nesta edição alguns espaços e projetos da Ufes foram abertos especialmente no domingo para o público do evento, como o Museu de Ciências da Vida e a Galeria de Arte Espaço Universitário.

Clique aqui e veja galeria de fotos.

Os visitantes também puderam participar do último dia da 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES), sediada no campus de Goiabeiras entre os dias 22 e 26 de junho.

O evento já tem um público cativo, que participa com frequência. A servidora técnico-administrativa Josiana Binda está nesse grupo: “Sempre participamos dos eventos do Domingo de Lazer. É um momento muito rico, em que o campus recebe a comunidade para atividades de lazer em família”. Ela trouxe o filho Ernesto, de 10 anos, e, juntos, visitaram o Museu de Ciências da Vida, participaram das atividades lúdicas na quadra do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e foram à Flic-ES. “É lindo ver o campus cheio num domingo e saber que a sociedade valoriza a cultura e reconhece a importância da Ufes como instituição”, concluiu Josiana.

Novatos

Por outro lado, o Domingo de Lazer também atrai pessoas que ainda não conheciam a Universidade e o evento. A dona de casa Rovena Frossard nunca tinha participado do Domingo de Lazer e aprovou a iniciativa: “Uma amiga compartilhou o convite da Feira de Troca de Brinquedos e está sendo uma oportunidade de conhecer gente nova e um lugar diferente”, avaliou Rovena. O filho Guilherme, de 1 ano, participou de brincadeiras e da troca de brinquedos.

Já a dançarina Júnia Lyrio, que é ex-aluna da Ufes, veio atuar como oficineira, realizando a oficina de dança do ventre. “Nesse momento de tanto debate sobre a questão dos refugiados, achei muito importante, pois mostra a cultura dos países árabes”, ressaltou.

A vice-reitora, Ethel Maciel, lembrou que o Domingo de Lazer está completando um ano de atividade e destacou a importância do evento: “Abrir os espaços da Ufes para as famílias capixabas, com atividades diversas e recheadas de diversão, é uma alegria para todos nós”, comemorou Ethel. "Queremos que a comunidade frequente mais a Ufes e usufrua dos projetos e das atividades que a Universidade oferece", ressaltou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Projetos

Vários programas, projetos e grupos de pesquisa da Ufes marcaram presença no Domingo de Lazer. A Feira de Troca de Brinquedos, por exemplo, é uma realização do grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia, vinculado ao Departamento de Comunicação da Ufes. Um dos coordenadores do Observatório, o professor Rafael Bellan ressaltou: “Em um contexto em que estamos sendo chamados pela sociedade a mostrar o que a Universidade desenvolve, essa abertura com atividades lúdicas, para desmistificar a ideia de consumo por trás do mercado de brinquedos e de brincadeiras, mostra que tem um jeito diferente de pensar a atividade de brincar. As pesquisas do Observatório buscam a visão crítica do consumo infantil, e assim demarcamos a importância da Universidade para a sociedade”, analisou ele.

Franciani Bernardes integra a equipe do Observatório e sempre participa da Feira com o filho Miguel. “Nossa ação é justamente estimular o prazer a partir da experiência da brincadeira, desconectada de qualquer ideia de consumo. Algumas crianças vão ali apenas para brincar”, enfatizou Franciani, que também participou da oficina de pipa com o filho.

Inclusão

O Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) promoveu uma oficina de voleibol inclusivo. Uma das coordenadoras do Laboratório, a professora Maria Sá explicou: “A ideia é juntar pessoas com limitações visuais e motoras e também sem limitações para criar um ambiente inclusivo”.  O Laefa conta com uma equipe de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, que desenvolve atividades para um público com deficiência visual, autismo, e deficiência intelectual e suas famílias.

Quem veio ao Domingo de Lazer também pôde acompanhar um evento da Federação Capixaba de Tiro com Arco. O professor do CEFD Luis Irapoan Jucá da Silva explicou que a Ufes está sediando, ao longo de 2019, 12 provas outdoor (em ambiente aberto) da Federação. Por meio de uma parceria, a Universidade cede a infraestrutura e a Federação cede parte dos arcos e flechas usados nas atividades. “Já participamos do Domingo de Lazer dando oficinas de tiro com arco, e dessa vez o público pode acompanhar uma prova com os atletas da Federação”, afirmou o professor. Ele destaca que o projeto de Tiro com Arco faz parte do Programa Piloto Universitário, que é um programa de extensão aberto à comunidade.

O Domingo de Lazer é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), sob a coordenação do professor do CEFD Luiz Alexandre Oxley.

Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Ana Paula Vieira e Thereza Marinho