Em apoio à UFPR, Ufes se junta a universidades e instala faixa em defesa da educação

29/05/2019 - 18:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O Teatro Universitário da Ufes, um dos prédios mais simbólicos do campus de Goiabeiras, recebeu nesta quarta-feira, 29, uma faixa preta com a frase “Em defesa da educação pública”.

A ação é uma demonstração de apoio à Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve uma faixa com os mesmos dizeres arrancada por manifestantes no último domingo, 26, da fachada do Prédio Histórico da Instituição. O ato de hoje ocorreu simultaneamente em outras universidades federais do país. Vídeos que mostram o momento da ação viralizaram nas redes sociais.

Após o ocorrido, as universidades federais reagiram e planejaram o ato conjunto para esta quarta-feira. “Trata-se de uma articulação entre as universidades federais para, simbolicamente, demonstrarmos nosso apoio à UFPR e nossa defesa da educação pública e das universidades”, explicou a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, que acompanhou a instalação da faixa no Teatro Universitário.

“Este é um momento em que todos devemos estar unidos para defender as instituições públicas de ensino superior, que tanto contribuem para a formação de milhares de cidadãos e para o desenvolvimento do país”, afirmou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Representantes da gestão da Ufes e da comunidade universitária também participaram do momento de instalação da faixa.

Texto: Ana Paula Vieira
Foto e edição: Thereza Marinho