A Reitoria da Ufes realizou na tarde desta segunda-feira, 9, a solenidade de aposição do quadro do professor Paulo Vargas na galeria de ex-reitores da Ufes. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença de diversos gestores da Universidade, incluindo aqueles que participaram da gestão de Vargas. Ele esteve à frente da Universidade no período de 2020 a 2024.
O reitor Eustáquio de Castro abriu a solenidade exaltando as qualidades de seu antecessor: “Paulo Vargas fez uma bela gestão, apesar das dificuldades. Pegou um período de crise, com uma covid no meio, mas finalizou com entregas fantásticas. E nós temos uma responsabilidade muito grande de, no mínimo, manter o legado que recebemos”.
A vice-reitora, Sonia Lopes, também lembrou do período desafiador enfrentado pela gestão de Vargas. “Essa cerimônia é um reconhecimento ao trabalho e à liderança que ele exerceu em um dos períodos mais desafiadores da história recente da nossa instituição. Vivíamos uma crise política em nosso país, que repercutiu fortemente nas universidades públicas. Como se isso não bastasse, veio a pandemia, uma situação sem precedentes. Foi sob a liderança do professor Paulo Vargas que a Ufes se reinventou para manter suas atividades, garantindo a segurança da comunidade acadêmica. Seu exemplo de liderança em meio à adversidade ficará marcado na história da Ufes”.
Durante a cerimônia, pró-reitores e superintendentes que participaram da gestão de Paulo Vargas homenagearam o ex-reitor destacando a forma democrática com que conduziu todas as questões, sempre privilegiando o diálogo. Vice-reitor de Vargas e atual pró-reitor de Administração, Roney Pignaton ressaltou que o ex-reitor tinha a sabedoria de dar a todos a liberdade de colocar sua opinião e de mostrar o que pensava a respeito de qualquer assunto: “Acredito que o saber vem do escutar porque, a partir da escuta e das divergências, somos capazes de encontrar o melhor caminho para todos os desafios. Paulo fez isso com muita maestria”.
Conquistas
Em seu pronunciamento, Paulo Vargas falou do sentimento de felicidade e gratidão diante da homenagem, mas ressaltou que a cerimônia de aposição do quadro com sua fotografia na galeria de ex-reitores era o símbolo de um esforço coletivo e lembrou das conquistas alcançadas durante sua gestão, apesar dos desafios impostos pela pandemia, pelas dificuldades orçamentárias e pelo momento político adverso. Conheça o Relatório da Gestão 2020-2024.
“Alcançamos excelência acadêmica com a nota máxima no MEC e posicionamento nossa Universidade em lugar de destaque em diversos rankings nacionais e internacionais. Ampliamos o alcance dos nossos programas de pós-graduação, avançamos significativamente na avaliação, positiva dos nossos cursos, investimos em pesquisa e inovação e fortalecemos nossa conexão com a sociedade capixaba”, afirmou.
Vargas finalizou agradecendo ao legado deixado pelos reitores que o antecederam e enaltecendo a atual gestão. “Vejo com grande admiração o trabalho que está sendo desenvolvido. Que bom que pudemos ser sucedidos por vocês, que estão fazendo um ótimo trabalho e dando continuidade a ações que havíamos iniciado. Tenho plena confiança de que, com essa equipe, a Universidade continuará avançando e conquistando novos horizontes”.
Foto: Thereza Marinho e Yuri Leite