O reitor Eustaquio de Castro e a vice-reitora Sonia Lopes receberam nesta quarta-feira, 19, a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. Ele veio à Ufes para apresentar o potencial de investimento da agência (vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) no desenvolvimento de projetos e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
O encontro foi realizado na sala de reuniões do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos da Ufes (Labpetro) e, após a apresentação, Celso Pansera conheceu alguns dos laboratórios do centro de pesquisa.
O presidente da Finep afirmou que, em 2023, a empresa investiu mais de R$ 12 bilhões em projetos, e que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) arrecadou cerca de 12 milhões em 2023. “A previsão é de arrecadarmos R$ 15,4 milhões em 2025", afirmou. O FNDCT, gerenciado pela Finep, tem o objetivo de financiar projetos que promovam inovação e desenvolvimento científico e tecnológico.
Finep Day
Pansera sugeriu ainda que a Ufes sedie um Finep Day, encontro que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, networking e oportunidades de negócios. “Para ensinar as instituições a acessarem os recursos”, disse ele.
O reitor foi receptivo à ideia e também falou sobre projetos da Ufes que promovem a inovação, como o do supressor sustentável, desenvolvido em parceria com a Vale e os desenvolvidos no próprio Labpetro.
“O investimento na ciência deve ser uma política de Estado, não de governo. É fundamental que as instituições que investem em pesquisa possam contar com parceiros que fomentem iniciativas que podem beneficiar a sociedade”, frisou Castro.
Em 2023, a Ufes submeteu nove projetos de pesquisa à Finep, todos aprovados. Este ano, seis projetos foram submetidos e estão em fase de análise.
Participaram da reunião a superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala; o diretor de Inovação Tecnológica, Anilton Garcia; o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sergio Lins; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Etereldes Gonçalves Júnior; a supervisora de Projetos da Fundação Espirito-santense de Tecnologia (Fest), Sabrina Bertuani; e o assessor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Cardoso, além de estudantes que desenvolvem pesquisas do Laboratório.
Fotos: Thereza Marinho