Enade 2023: última semana para o preenchimento do Questionário do Estudante

21/11/2023 - 16:55  •  Atualizado 22/11/2023 18:35

Um total de 1.272 estudantes concluintes de 45 cursos de graduação da Ufes farão neste domingo, 26, de forma presencial, a prova da edição 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia os cursos brasileiros de ensino superior. Para participar da prova os estudantes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante disponibilizado no site do Enade, até um dia antes da aplicação da prova.

A abertura dos portões nos locais de prova será às 12 horas. O estudante inscrito deve chegar até às 13 horas, horário de fechamento dos portões. A aplicação do exame terá início às 13h30 e o tempo máximo de conclusão da prova é de quatro horas. Os locais de prova começaram a ser informados no dia 6 de novembro e todos serão divulgados até o dia 23, neste site.

Criado em 2004 pela Lei 10.861, o Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. A nota do Enade é utilizada também como um referencial para os estudantes avaliarem a qualidade do curso em que planejam ingressar. As instituições de ensino, por sua vez, utilizam as notas para identificar o que pode ser melhorado em seus processos educacionais.

O Enade é um componente curricular obrigatório, ou seja, é necessário que o estudante participe do exame para concluir o curso, colar grau e receber diploma. As normas do Enade estão disponíveis no edital nº 37 do MEC/Inep. Clique aqui para acessá-lo

Além do site http://enade.ufes.br/ com todas as informações sobre o exame, a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes também disponibiliza o e-mail enade@ufes.br para o esclarecimento de dúvidas.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)