Enade 2024 vai avaliar desempenho de estudantes de licenciaturas e terá avaliação prática

19/08/2024 - 17:33  •  Atualizado 20/08/2024 19:41
Texto: Thereza Marinho
Logomarca com as inscrições Enade Ufes 2024 e, por cima, uma tarja amarela onde está escrito "das licenciaturas"

O Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes (Enade) de 2024 vai avaliar o desempenho dos estudantes de graduação dos cursos de licenciatura e, além da prova teórica que já era aplicada, a partir deste ciclo estes cursos terão avaliação prática. As provas do Enade são dirigidas a alunos concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até 31 de julho de 2025 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia do período de retificação das inscrições.

As novas regras do chamado Enade das Licenciaturas foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria publicada no dia 27 de junho. Além da avaliação prática, a portaria também instituiu que os cursos de licenciatura serão avaliados anualmente, e não a cada três anos, como era anteriormente.

Participarão da avaliação prática estudantes matriculados em disciplinas de estágio supervisionado com regência de classe nos semestres 2024/2 e 2025/1, que serão avaliados por seus supervisores de estágio (professores da escola onde o estudante faz estágio).

“Com essa mudança na estrutura das provas para os cursos de licenciatura, o MEC propõe realizar um diagnóstico de como estes cursos estão sendo desenvolvidos em todo o país e avaliar a qualidade da formação dos nossos professores”, opina a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.

Inscrição

A secretária lembra que a inscrição dos estudantes concluintes é realizada pelas coordenações dos cursos de graduação. Já os alunos devem preencher o Questionário do Estudante, que estará disponível de 2 de setembro a 23 de novembro no site oficial do Enade. A avaliação teórica será aplicada no dia 24 de novembro e os locais de prova também serão divulgados no próprio site do Enade a partir de 4 de novembro.

Na Ufes, cerca de mil estudantes de 29 cursos de licenciatura, presenciais e a distância, serão inscritos para as provas. Veja a lista dos cursos participantes.

“As coordenações dos cursos habilitados divulgarão as listas de alunos concluintes a partir do dia 30 de agosto, para que os estudantes fiquem cientes que participarão do Enade e que deverão preencher o Questionário do Estudante e fazer a prova teórica”, alerta Massaroni. Sobre a avaliação prática, os alunos poderão obter informações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seavin ou junto à coordenação do seu curso.

Estudantes que estejam habilitados e que não forem inscritos pelas coordenações de curso ou que forem inscritos e não responderem ao questionário do estudante ou não fizerem as provas estarão em situação irregular e não poderão colar grau até que a situação seja devidamente regularizada por ato do MEC. Já aqueles com necessidades especiais, específicas ou que desejam atendimento pelo nome social devem realizar a solicitação junto ao Sistema Enade até o dia 7 de setembro.

Desempenho

O Enade foi criado pelo Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), e tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma padronizada, avaliando também a visão que os estudantes têm de sua própria instituição de ensino. A nota do Enade serve como um referencial para os estudantes avaliarem a qualidade do curso em que planejam ingressar, e as instituições de ensino, por sua vez, identificam através das notas o que deve ser melhorado em seus processos educacionais.

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso: sem realizar o exame, o estudante, por determinação legal, não pode colar grau.

Outras informações também podem ser obtidas aqui.

Categorias relacionadas