Encontro de gestores do Hucam-Ufes mostra avanços e perspectivas para as diversas áreas

21/12/2023 - 16:46  •  Atualizado 22/12/2023 17:46

Avanços de 2023 e as perspectivas para o ano seguinte. Esses foram os grandes temas abordados no Encontro do Macrocolegiado Gestor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que reuniu os ocupantes de cargos de chefia da instituição.

Ao todo, 41 chefes de unidades gestoras e os três gerentes realizaram apresentações em que foram destacadas conquistas nas áreas de Ensino e Pesquisa, Assistência à Saúde e Administrativa do hospital, integrante da Rede Ebserh.

"Nosso objetivo na gerência é ser um facilitador da execução dos projetos da unidades", resumiu o gerente de Atenção à Saúde, Paulo Peçanha, durante a sua exposição. O médico também falou sobre as perspectivas para um novo contrato com o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo. Cem por cento dos atendimentos ao público do Hucam são ofertados ao SUS.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Gláucia Abreu, por sua vez, destacou as primeiras tratativas com parceiros institucionais para alavancar a produção científica no hospital e continuou: " Aumentamos um pouco o nosso pessoal e vamos agora mostrar nossas potencialidades. Estamos elaborando projeto institucional em que veremos nossas chances de crescimento para os próximos anos. O campo está preparado e agora vamos plantar para colher".

Projetos administrativos

O gerente administrativo, Cesar Dias, explicou sobre grandes projetos com impacto no hospital, como a revisão da política de compras da Ebserh; a melhoria nos métodos das licitações e planejamento de contratações; e os desafios para os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal no Hucam, com a necessidade de execução de parte dos investimentos já no próximo ano.

No encerramento do evento, realizado no auditório do Ambulatório Multirreferenciado 1 do Hucam, o superintendente do hospital, Lauro Vasconcelos, elogiou as conquistas apresentadas pelos gestores.

"Estou motivado e muito satisfeito. Cada um de nós pode fazer o melhor, e o Hucam está em cada um de nós", disse Vasconcellos, que falou ainda sobre a necessidade de valorização institucional do Hucam: " Estamos tirando os obstáculos e cobrando nosso lugar".

A reunião foi a primeira realizada neste modelo desde o início do mandato do atual superintendente, que começou em julho deste ano.

Texto e fotos: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes