Estudantes de Farmácia promovem ação para recolher embalagens de produtos cosméticos

17/10/2022 - 21:20  •  Atualizado 20/10/2022 16:07

A Liga Acadêmica de Cosmetologia (Lacos), um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas, promove a partir desta quarta-feira, 19, até a sexta-feira, 21 de outubro, a ação Logística Reversa de Embalagens Cosméticas. Uma tenda será montada em frente ao Restaurante Universitário (RU) do campus de Maruípe para receber embalagens vazias de produtos cosméticos, que serão recolhidas e levadas à destinação final correta: a reciclagem.

A logística reversa “trata-se de um meio para garantir a economia circular, a partir do reaproveitamento de embalagens em matéria-prima para fabricação de novos produtos”, explica a coordenadora do curso de Farmácia e do projeto de extensão, Mariana Pinheiro.

Ela lembra que, assim como todo produto comercializado, os cosméticos produzem um impacto ambiental durante o seu ciclo de vida. “Desde o fornecimento de matérias-primas, passando pela produção, acondicionamento e distribuição, até o uso e o descarte, cada etapa tem consequências na sustentabilidade em níveis ambiental, social e econômico”.

Os dados de um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) e divulgado em 2019 apontam que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla esse tipo de lixo: apenas 1,2%, ou seja, 145.043 toneladas.

“Com ações como essa, a Lacos pretende contribuir para a redução ou compensação do impacto ambiental gerado, de forma a estimular um consumo sustentável e a preservação do ambiente natural”, afirma a professora.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes