Evento marca o encerramento da 3ª edição do Programa de Residência Pedagógica da Ufes

22/03/2024 - 15:35  •  Atualizado 22/03/2024 15:40
Texto: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento com fundo azul, onde é possível ver a imagem de uma sala de aula. Sobre a imagem, escrito em branco e ao fundo e amarelo, informações sobre data, horário e local do evento.

Uma mostra de subprojetos vai marcar o encerramento da 3ª edição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Ufes. O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação, será realizado na terça-feira, 26, no Cine Metrópolis (campus de Goiabeiras), a partir das 14 horas, e tem como principal objetivo apresentar as trajetórias dos participantes nesta edição (período de outubro de 2022 a março de 2024), e as aprendizagens e processos construídos nessas ações formativas.

Conforme explica a coordenadora institucional do Programa, Kalline Aroeira, o PRP colabora diretamente para a formação inicial dos licenciandos e para a formação contínua dos docentes da educação básica e do ensino superior, contribuindo principalmente para o fortalecimento da unidade teoria e prática nos cursos de licenciatura e para a produção e a reconstrução de saberes ligados à docência.

Participarão do encerramento alunos da Ufes residentes do Programa; estudantes das escolas-campos de Vitória, Alegre e São Mateus; professores de cursos de licenciaturas da Ufes que atuam como orientadores; e docentes de escolas públicas que atuam como preceptores; além de gestores e membros das equipes pedagógicas das escolas-campo.

Durante a programação, serão apresentados os subprojetos desenvolvidos nas escolas-campo pelos participantes do Programa. Os trabalhos são relacionados às áreas na educação infantil e às diversas disciplinas ministradas no ensino fundamental e médio, como Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Música, Artes, História, Sociologia e Educação Física.

Política nacional

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A iniciativa colabora diretamente com a formação dos estudantes, contribuindo para o fortalecimento da unidade entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Atualmente o PRP está em sua terceira fase e já contou com a participação de mais de 750 estudantes da Ufes.

Categorias relacionadas