Galeria Espaço Universitário recebe esculturas de Vilar a partir desta terça

17/10/2016 - 17:30  •  Atualizado 18/10/2016 17:50
Compartilhe

A Galeria de Arte Espaço Universitário sedia, a partir desta semana, a exposição Esculturas em Aço, com obras do artista plástico José Carlos Vilar e curadoria do professor João Wesley. A abertura será nesta terça-feira, 18, às 19 horas.

Na mostra, será apresentada uma série de esculturas construídas pelo artista a partir de referências de sua infância, quando visitava as margens do Rio Jucu. Entre as obras, construídas em aço, é possível reconhecer formas que aludem às bateias de garimpo de ouro.

Em outra sala da galeria, Vilar apresenta o artista convidado Sandro Novaes, com a exposição Rupturas. A mostra paralela demonstra a maturidade do ambiente cultural capixaba, uma vez que a instalação de Sandro propõe um estreito diálogo com a poética de Vilar.

Na ocasião, será inaugurada ainda uma seção de exposições externa, denominada Coleções, com uma grande escultura inédita de Vilar. A obra, uma realização da Secretaria de Cultura da Ufes em parceria com a ArcelorMittal, ficará definitivamente na universidade.

Referência

Professor aposentado do Centro de Artes da Ufes, José Carlos Vilar é referência na escultura capixaba, e cria obras que convidam a reflexões imaginativas. O uso proposital da pirita, conhecida como “ouro dos tolos”, leva o espectador a pensar sobre o engano e a falsidade do brilho metálico. Ao deixar suas obras de ferro oxidarem naturalmente, suscita a ideia de finitude das coisas materiais.

Vilar é conhecido, entre outras obras, pelo Monumento Universitário, escultura com 13 metros de altura e 30 toneladas de concreto, inaugurada em 1987 no campus de Goiabeiras, nas imediações do Centro de Artes. A obra ressalta os três pilares da vivência universitária: ensino, pesquisa e extensão.

A Galeria Espaço Universitário fica no campus de Goiabeiras, próxima ao Centro de Vivências. A exposição estará aberta para visitação até 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. A entrada é gratuita.


Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho