Gravitação é o tema do primeiro número da revista Cadernos de Astronomia

11/08/2020 - 18:32  •  Atualizado 13/08/2020 18:03

O Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) acabam de lançar a revista Cadernos de Astronomia. O objetivo do periódico é tornar acessível a um amplo público – que inclui universitários, estudantes secundaristas e interessados na área – o conhecimento científico relacionado a Astronomia, Cosmologia, gravitação e ciências correlatas em seus diversos aspectos.

Nesse primeiro número (clique aqui para acessar), uma série de textos aborda, em uma linguagem acessível, o tema gravitação, desde seus aspectos históricos até as modernas teorias alternativas à teoria da relatividade, procurando refletir o dinamismo dos estudos científicos sobre o assunto. Também traz assuntos como gravitação, geometrização, relatividade, divulgação científica, mostra de Astronomia, ciência e sociedade, buraco negro, telescópios, Astrologia e Astronomia, crença e ciência.

“Esta nova revista veicula artigos sobre Astronomia e Física destinados a todos os interessados nessas áreas do conhecimento. São publicados artigos de divulgação científica, assim como de caráter acadêmico e científico. Ela visa, além do público universitário, aos estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio e, de uma forma geral, todos os interessados nesses temas”, explica o professor do Departamento de Física da Ufes e coordenador do Núcleo Cosmo-Ufes, Júlio César Fabris.

O professor Fabris, que também atua na edição da revista, relata que vem crescendo a necessidade de uma maior aproximação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa com o público não acadêmico e com os ensinos fundamental e médio. Para ele, editar uma revista sobre Astronomia com uma linguagem clara e acessível, que seja entendida por todos, contribuirá para diminuir esse distanciamento entre pesquisadores e o público leigo.

Conforme o editorial, a primeira edição conta ainda com artigos de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior, bem como de alunos e professores dos ensinos médio e fundamental, e dos interessados por ciência de maneira geral. O tema gravitação é abordado de uma forma especial, com uma série de textos sobre a construção das antigas e modernas teorias gravitacionais, esboçando também as pesquisas feitas atualmente no estudo desta interação, que é, de acordo com a Física contemporânea, uma das quatro interações fundamentais da natureza.

Contribuições

A revista, que tem periodicidade semestral, está aberta a contribuições de todos que se interessam, de diferentes formas, por Astronomia e Física. Os materiais enviados para publicação serão submetidos e avaliados por profissionais que atuam na área. Informações sobre como participar das próximas edições estão disponíveis nos endereços eletrônicos ppgcosmo.cosmo-ufes.org e www.cosmologia.ufes.br.

Texto: Jorge Medina