Hucam é sétimo colocado em ranking de instituições federais mais elogiadas do Brasil

10/01/2022 - 18:12  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

Em 2021, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) ficou em sétimo lugar no ranking de elogios entre os órgãos federais, conforme levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). De 1º de janeiro a 31 de dezembro, a administração federal recebeu 9.181 elogios de usuários de serviços públicos de 320 instituições federais, entre ministérios, secretarias, autarquias e empresas públicas da União. Desse total, 255 foram direcionados ao Hucam.

“Em três anos consecutivos, o Hucam-Ufes está entre as dez instituições federais mais elogiadas do Brasil. Esses 255 elogios nos dão muita alegria e mostram que estamos no caminho certo, entregando à sociedade capixaba um excelente trabalho, feito com muita competência, cuidado e carinho”, afirmou a superintendente da Instituição, Rita Checon. Ela agradeceu “a dedicação de todos os trabalhadores do Hospital, alunos, professores, residentes e terceirizados, que não medem esforços para cumprir seu papel, enfrentando as adversidades de anos tão difíceis”.

Rita Checon destacou, ainda, o importante papel da Ouvidoria do Hucam, que tem sido buscada não apenas para resolução de problemas, mas para o registro de elogios: “Isso reflete uma mudança de comportamento e de maturidade das equipes e da sociedade”.

Referência

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. Considerada a mais importante instituição pública de saúde do Espírito Santo, tornou-se referência em diferentes especialidades para a população capixaba. O Hospital mantém uma posição estratégica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência regional e nacional em atendimento de média e alta complexidade, e também no diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Serve ainda como campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Ufes e de Residência Médica.

Com 249 leitos e cerca de mil atendimentos por dia, o hospital acolhe pacientes dos 78 municípios do Espírito Santo e de estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de regiões mais distantes.

Primeiros lugares

O primeiro lugar no ranking ficou com o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), com 847 elogios, seguido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HU-UFMA, com 619 elogios. Em terceiro, veio o Ministério da Economia, com 568 menções.

Das dez primeiras colocações no ranking de elogios, sete são unidades hospitalares universitárias administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.

A satisfação com o atendimento, que entra na categoria Elogio, é uma das manifestações possíveis de registro na plataforma Fala.BR, que reúne os dados das ouvidorias. Outros itens disponíveis são Denúncia (para comunicar a ocorrência de um ato ilícito), Reclamação (insatisfação com o serviço), Solicitação (para pedir algum atendimento ou prestação de serviço), Sugestão (ideia ou proposta de melhoria) e Simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo). Os dados estão disponíveis no Painel Resolveu?, criado pela CGU.

Texto: Sueli de Freitas