Hucam-Ufes alcança índice de alta conformidade em segurança do paciente

13/06/2022 - 17:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) está na elite de hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicado neste mês e referente a dados coletados no ano passado.

O hospital de ensino da Ufes está acompanhado por outras oito instituições do Espírito Santo, entre as 38 unidades hospitalares avaliadas no estado. Entre os hospitais universitários federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todas as regiões do país, 12 chegaram ao resultado.

Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

A metodologia incluiu, além do preenchimento de formulários para atestar o cumprimento dos requisitos com a devida comprovação documental, visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.

Maio sem infecção

O resultado da classificação de alta conformidade em segurança do paciente pode ser medido no dia a dia do Hucam. A equipe da Unidade de Terapia Intensiva do hospital comemorou (foto) o fato de ter passado todo o último mês de maio sem registros de infecção de corrente sanguínea, pneumonia associada a ventilação mecânica ou infecção de trato urinário.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hucam, Rosemeire Andreatta, declara que os resultados alcançados são reflexo de um trabalho coordenado e em equipe: "O desempenho é resultado de colaboradores dedicados e comprometidos com a qualidade e segurança do paciente. Quero parabenizar a todos pela excelente performance nessa avaliação, bem como pela contribuição para a consolidação da cultura de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente no Hucam".

A superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon, ressalta que a avaliação da Anvisa atestou tecnicamente uma realidade já percebida pela equipe assistencial do hospital.

"Longe de ser uma mudança repentina, a cultura da segurança do paciente é processo de trabalho de longo prazo, pautado em princípios e valores. Ao cumprirmos os requisitos para uma classificação de alta performance, respeitamos nossa missão de ofertar assistência de excelência ao cidadão, além de sermos o bom exemplo para graduandos, residentes e pesquisadores que passam pela nossa instituição", afirma.

Texto e foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes