Hucam/Ufes faz mutirão de cirurgias e exames neste sábado, 14

13/12/2024 - 15:14  •  Atualizado 15/12/2024 02:53
Texto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da fachada do Hucam

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza neste sábado, 14, um mutirão de cirurgias e exames para marcar o Dia E do projeto Ebserh em Ação. O objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a ação, serão ofertados os seguintes procedimentos cirúrgicos: 36 cirurgias, sendo seis em Urologia, seis em Proctologia, oito procedimentos de Cirurgia Geral, três cirurgias do aparelho digestivo, oito cirurgias em Oftalmologia e cinco em Ginecologia. Os exames previstos são: 23 mamografias, 20 exames de densitometria óssea, dez tomografias, dez ecocardiogramas, 50 eletrocardiogramas (risco cardiológico), 50 exames de glicemia capilar (risco cardiológico) e mais 50 consultas de risco cardiológico.

Os procedimentos foram previamente agendados para pacientes atendidos pelo Hucam.

Desde o início das atividades relacionadas ao projeto, em outubro, o Hucam/Ufes registrou a realização de 1.508 cirurgias eletivas, representando um incremento de 508 procedimentos no período. Esse quantitativo é 242% superior à meta proposta inicialmente, que era de 210 cirurgias eletivas. Também foram realizados, ao longo de oito semanas, 2.270 exames de radiologia, 582 tomografias, 99 ressonâncias, 387 mamografias e 143 endoscopias.

Esforço nacional

O projeto Ebserh em Ação reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. A iniciativa também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.

Categorias relacionadas