Inscrições abertas para encontros de orientação profissional gratuita

26/06/2023 - 12:29  •  Atualizado 27/06/2023 17:01

O projeto de extensão Carreiras contemporâneas e justiça social, vinculado ao Departamento de Psicologia (DPSI/Ufes), está com inscrições abertas para encontros gratuitos, em formato remoto, que visam ajudar pessoas de todo o estado a lidar com diferentes questões ligadas ao mundo do trabalho, como orientação para escolha profissional, reorientação e planejamento de carreira, vida universitária e preparação para a aposentadoria, além das questões emocionais decorrentes das transições de carreira e das novas tecnologias. Os interessados podem se inscrever até 30 de junho por meio de formulário on-line.

As vagas para esta turma são limitadas a 20 candidatos. O projeto prevê a realização de três encontros individuais no chamado Divã da Carreira, com duração média de 60 minutos cada, a serem realizados ao longo do mês de julho.

Voltado para adolescentes, jovens adultos, universitários, profissionais (tanto do mercado de trabalho, quanto em situação de desemprego ou em planejamento para aposentadoria) e para empresas e instituições públicas de educação, saúde e gestão, o projeto atua desde 2020 realizando intervenções individuais ou em grupos de apoio. Tais encontros recebem o nome de Orientação Profissional e Carreira (OPC).

Cenário

De acordo com o professor do DPSI e coordenador do projeto, Alexsandro de Andrade, transições socioeconômicas no cenário mundial têm apresentado um cenário imprevisível e flexível mutável para aspectos de trabalho e carreira. “A perspectiva contemporânea vigente é, muitas vezes, excludente, não atendendo demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, minorias e menos afortunados”, avalia ele.

Para Andrade, num contexto no qual o indivíduo passa a ser responsável pela busca de seu desenvolvimento profissional, atividades de orientação profissional e desenvolvimento de carreira baseadas em evidências científicas produzidas com ética e transparência são ações necessárias para o equilíbrio pessoal, social e econômico.

Intervenções

Estudante do 7º período do curso de Psicologia, Lucas Norato atua na organização das atividades do projeto. Ele explica que a modalidade de intervenção do projeto é ampla, contingenciada a demandas dos interessados e recursos vigentes, e inclui atendimentos individuais, oficinas em grupo, supervisões, grupos de estudos e eventos temáticos. “Há, ainda, a avaliação, que é realizada após as intervenções, a partir das percepções dos participantes, bem como das ações e produtos entregues para a comunidade”, diz.

Segundo Norato, a equipe organiza, também, grupos de estudos e formação extracurricular em temas emergentes sobre carreiras contemporâneas, trabalho decente, emprego e pesquisa. Denominados Meet up, estes encontros, que ocorrem via webconferência, são planejados para integração de grupos de pesquisa e intervenção em carreira e trabalho dos colaboradores externos. Instituições como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Universidade São Francisco (USF), ambas de Campinas (interior de São Paulo), participam destas ações.

Mais informações sobre o Carreiras contemporâneas e justiça social podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram ou por aqui.

Texto: Adriana Damasceno