Entre os dias 25 a 27 de outubro, o campus Goiabeiras receberá o 9º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação, que abordará o tema Planeta Comestível & Mesas Multiculturais. As inscrições para submissão de trabalhos poderão ser realizadas até o dia 30 de agosto e, para a participação como ouvinte, estarão abertas até o dia 24 de outubro.
O evento terá formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão simultânea pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes. Pessoas interessadas podem se inscrever por meio de formulário on-line. Os valores das taxas de inscrição variam de 50 a 160 reais, conforme o perfil do interessado.
O colóquio visa promover reflexões sobre as conexões entre História, Cultura, Sustentabilidade e Saúde, por meio de abordagens multidisciplinares. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Ufes, o evento é realizado em parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e outras universidades brasileiras, ocorrendo anualmente desde 2013, com alternância entre Portugal e Brasil.
A coordenadora do colóquio no Espírito Santo e professora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, afirma que este é o mais importante encontro do mundo de língua portuguesa sobre esta temática. “Ele envolve pesquisadores que compõem esta rede, que é uma rede internacional e transnacional de pesquisadores portugueses e brasileiros, mas também de outras origens do mundo de língua portuguesa, da lusofonia”, relata Merlo, pesquisadora em História da Alimentação.
O evento terá uma conferência de abertura, quatro mesas-redondas, seis simpósios temáticos e uma conferência de encerramento. O último dia será de imersão na cultura capixaba, onde haverá uma visita guiada às Paneleiras de Goiabeiras pela manhã, parada para almoço com cardápio típico capixaba e, à tarde, visitas ao Convento da Penha e à Igreja do Rosário. Ao final, haverá uma confraternização na Ufes.
Clique aqui para conhecer a programação completa ou acesse o perfil do evento no Instagram.
Investigação
O Colóquio Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação é resultado do projeto de investigação DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia (diaita é uma palavra de origem grega que, em português, significa dieta), que tem por objetivo estimular um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre História e a Cultura da Alimentação, um património e identidade cultural comuns a portugueses e brasileiros. A equipe é coordenada pela professora Carmen Soares (UC) e conta com a participação de um grupo de especialistas de várias áreas disciplinares: História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Sociologia, Antropologia, Dietética, Gastronomia e Nutrição.
Entre as ações promovidas está a criação de conteúdos científicos dedicados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono, buscando construir uma história e um levantamento do patrimônio dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade em ambos os países participantes.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho