Inscrições abertas para projeto de meditação dirigido a pessoas com artrite reumatoide

06/07/2021 - 15:03  •  Atualizado 08/07/2021 11:19
Compartilhe

O Departamento de Educação Integrada em Saúde (Deis) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) está com inscrições abertas até sábado, 10, para pessoas interessadas em participar do projeto de iniciação científica A influência da meditação na qualidade de vida, dor, sono e ansiedade em pacientes com artrite reumatoide.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta as articulações, provocando inchaço, rigidez e dores nas juntas. A enfermidade costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Se a inflamação crônica não for contida, com o passar do tempo pode levar à erosão do osso e à deformidade da articulação.

Já a prática de meditação fortalece o sistema imunológico das pessoas e ajuda na diminuição de pensamentos negativos e nas disfunções cerebrais, gerando sensações de bem-estar, principalmente para pessoas com artrite. Estudos comprovam que a meditação também diminui a ansiedade, a depressão, o estresse e a irritabilidade, sem uso de medicamentos ou efeitos colaterais.

Podem participar do projeto mulheres com idade entre 25 e 70 anos, com diagnóstico de artrite reumatoide há mais de três meses e que não tenham diagnóstico de osteoporose. É necessário também possuir um equipamento com acesso a internet (notebook, celular ou tablet).

Ao todo, serão oito atendimentos ao vivo, um por semana, sempre às segundas-feiras, às 14 horas ou 14h40, com duração de até 30 minutos para cada sessão.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/gLPyApAqT76sUqg36. Após a inscrição, a pessoa receberá um comunicado para marcar uma avaliação. As aulas terão início após o término das inscrições e das avaliações das pacientes.

O projeto é coordenado pela professora do Deis/CCS Fernanda Dias e pela estudante Maria Larissa Gramlich.


 

Texto: Jorge Medina
Imagem: Freepik
Edição: Thereza Marinho