Inscrições abertas para simpósio internacional sobre imunologia de leishmanioses

19/07/2021 - 17:42  •  Atualizado 20/07/2021 21:44

O primeiro Simpósio Immuno-Leish (Immune-Leish Symposium), que será realizado no período de 25 a 27 de agosto, já está com as inscrições abertas. O evento vai reunir importantes cientistas do Brasil e de outros países para discutir avanços, tendências e desafios em diferentes campos da imunologia de leishmanioses. O Immuno-Leish será realizado em inglês, e os interessados poderão se inscrever até a data do início do simpósio.

“Nosso intuito é que seja um evento aberto para todos os estudantes e profissionais interessados em discutir sobre a imunologia das leishmanioses. O encontro irá abranger diferentes aspectos da resposta imune contra parasitas, que incluem imunidade inata, imunopatogênese e regulação imunológica, oferecendo a possibilidade de pesquisadores, clínicos e acadêmicos se reunirem para discussões efusivas e frutíferas”, ressalta Paola Lopes, do Laboratório de Imunobiologia do Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes e uma das organizadoras do simpósio.

Defesa

A imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo. O sistema imunológico é composto por células como os linfócitos, leucócitos e fagócitos, que fazem parte da defesa do corpo contra vírus, bactérias, fungos e outros possíveis invasores do organismo.

Já a leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e essa condição é considerada majoritariamente tropical, sendo mais comum em países de clima quente e úmido, como o encontrado em certas regiões do Brasil.

O evento é gratuito e será realizado de forma virtual. Além da Ufes, participam da organização do Simpósio a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A programação completa, os nomes dos participantes, o formulário de inscrição, os contatos dos organizadores e outras informações sobre o simpósio estão disponíveis em https://immune-leish.wixsite.com/symposium.

Texto: Jorge Medina