Inscrições abertas para workshop sobre ciência de dados e aprendizagem estatística

Com o objetivo de fomentar a discussão e apresentar o desenvolvimento e as potencialidades na área de ciência de dados no Espírito Santo, enfatizando a sua multidisciplinaridade, será realizado entre os dias 16 e 18 de junho o II Workshop on data science and statistical learning (Ciência de dados e aprendizagem estatística). As inscrições terminam no próximo dia 12.

Organizado pelos laboratórios Data Science Lab (DaSLab) e de Estatística e Computação Natural (Lecon), ambos vinculados ao Departamento de Estatística da Ufes, o evento contará com palestras e cursos de curta duração sobre ciência de dados e aprendizagem estatística. Vários pesquisadores das áreas de modelagem e aprendizado estatístico vão ministrar minicursos sobre feature engineering, introdução à análise de dados e ciência de dados em investimentos financeiros.

Análise de dados

A ciência de dados é uma área multidisciplinar que engloba métodos e processos que visam extrair informações a partir de grandes quantidades de dados. Engloba, ainda, o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não estruturados, que objetivam a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.

O aumento constante da capacidade de armazenamento e processamento de dados tornou disponível uma grande quantidade de informações. Dessa forma, a exploração e análise de dados exige não só métodos estatísticos, mas também técnicas computacionais. Portanto, a ciência de dados vincula naturalmente as referidas áreas de forma a fornecer soluções aos desafios enfrentados por outras áreas.

Seguindo as orientações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Universidade (COE-Ufes), o evento será realizado exclusivamente no formato on-line e transmitido por videoconferência pela plataforma Sympla Streaming.

A programação completa e informações sobre as inscrições estão disponíveis no site https://analytics.ufes.br.

Soluções

Os projetos desenvolvidos nos laboratórios DaSLab e Lecon trabalham com soluções práticas nas diferentes áreas do conhecimento ao combinar metodologias estatísticas, big date e machine learning. Esta última surge como um campo multidisciplinar para apoiar as atividades orientadas a dados, integrando e desenvolvendo ideias, métodos e processos para obter informações a partir de dados.

Esses são métodos que advêm de diferentes áreas da Estatística, da Matemática, da Ciência da Computação e da Engenharia, e que, unificados, dão origem à ciência de dados.

Texto: Jorge Medina

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)