Jornal Informa chega à 500ª edição. Acesse na íntegra

29/10/2015 - 11:13  •  Atualizado 03/11/2015 09:31

Uma frase, ouvida frequentemente pelos profissionais que atuam na Secretaria de Comunicação da Ufes, demonstra a importância do informativo quinzenal da Universidade: “Dá para sair no Informa?”. Com esse questionamento, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos buscam a redação da Ufes para divulgar editais, eventos ou notícias de interesse das mais de 30 mil pessoas que compõem a comunidade acadêmica.

Ao completar sua 500ª edição e 17 anos de existência, o jornal reafirma seu papel de veículo de comunicação impresso da Universidade, com informações sobre as ações acadêmicas, administrativas e culturais realizadas pela comunidade universitária.

“O Informa é uma referência, um instrumento perene, com 17 anos de existência. É um elo de comunicação e integração com todos os campi. Para mim, como reitor, é um orgulho poder dar continuidade a este importante instrumento de comunicação da Ufes”, destaca o reitor Reinaldo Centoducatte.

A vice-reitora Ethel Maciel afirma “Dá para sair no Informa?” que, além de ser um instrumento de comunicação, o jornal Informa é uma marca da Ufes. “O Informa se tornou uma marca, um símbolo da comunidade universitária. Com o novo formato, ele ganhou mais corpo e novas seções, possibilitando mais interação com o leitor. A divulgação científica também conta com mais espaço”, afirma.

Melhorias

Sempre buscando melhorar o processo de comunicação, em 2015 o jornal passou por alterações: está maior, com novas seções e oito páginas, ao invés de quatro. A circulação também mudou e o informativo, que antes era semanal, passou a ser quinzenal. O objetivo é atingir, em um mesmo período, todos os públicos da Ufes, inclusive aqueles que estão nos campi de Alegre e São Mateus, onde o jornal leva mais tempo para chegar.

“Estamos sempre atentos ao que pode ser aperfeiçoado para que o informativo atenda, da melhor forma possível, ao seu objetivo de divulgar para o público interno e externo o que acontece na Ufes. Nosso desafio é produzir um jornal atraente a cada edição”, destaca a secretária de Comunicação, Thereza Marinho.

Atualmente, o Informa possui uma tiragem de quatro mil exemplares e sua distribuição contempla os quatro campi da Universidade, a imprensa local e nacional, instituições federais de ensino e órgãos públicos de todo o País.

Confira em anexo a edição completa do jornal com a história do Informa, depoimentos de jornalistas que já atuaram na produção do informativo, artigo do professor do Departamento de Comunicação José Antônio Martinuzzo e notícias sobre a Universidade.