Leilão de bens inservíveis da Ufes supera expectativa e arrecada R$ 1,7 milhão

19/12/2024 - 11:59  •  Atualizado 19/12/2024 12:54
Texto: Hélio Marchioni     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Fotos de bens inservíveis separados por lotes antes da realização do leilão

O leilão de bens inservíveis realizado pela Ufes no período de 28 de outubro a 8 de novembro arrecadou 1 milhão e 700 mil reais. O valor arrecadado será aplicado em pequenas obras e na aquisição de novos equipamentos.

Para o diretor de Materiais e Patrimônio da Universidade, Renato Fraga, o resultado foi um sucesso. “A estimativa era arrecadarmos de 500 a 700 mil reais, mas chegamos ao valor de 1,7 milhão de reais. Foram vendidos 10 mil itens divididos em 160 lotes e o sucesso desse leilão se deve à internet. Foi a primeira vez que fizemos um leilão on-line com a oportunidade de vender para todo o Brasil. Isso fez com que as expectativas fossem superadas”, explica. Em termos comparativos, o último leilão realizado pela Ufes, em 2018, arrecadou pouco mais de 300 mil reais.

Foram vendidos veículos, equipamentos médicos e hospitalares, equipamentos de laboratório, impressoras, telefones, computadores, geradores, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, micro-ondas, mobiliário em geral e sucatas. Toda a operação foi aberta e visível ao público em geral.

O sucesso de um leilão não se mede apenas pelo valor arrecadado. “Você já imaginou o custo para se guardar 10 mil itens? E o trabalho que dá isso? Há uma responsabilização por cada item e quem tem a guarda desses bens pode ser responsabilizado. Há ainda um grande valor que é a desocupação de espaço. Com o leilão abrimos espaço para iniciarmos um novo processo de armazenamento de novos bens em desuso dando o dinamismo que a gestão patrimonial precisa”, ressalta Fraga.

Apoio à produção científica

Por outro lado, a gestão patrimonial da Ufes é fundamental para o processo de produção científica, que demanda a aquisição de equipamentos e materiais. A Diretoria de Materiais e Patrimônio da Ufes, vinculada à Pró-Reitoria de Administração, é responsável pela aquisição de quase todos os equipamentos das áreas de pesquisa da Universidade, tanto compras nacionais quanto internacionais. "Acredito que contribuímos muito para a produção científica da Ufes”, estima o diretor.

O leilão de bens inservíveis da Ufes visa a desmobilização e venda de itens patrimoniais que não são mais úteis para a instituição. Os principais objetivos da ação são gerar receita com a venda de bens que não têm mais utilidade; promover a destinação correta de bens, permitindo que aqueles ainda utilizáveis sejam adquiridos por novos proprietários, fomentando a sustentabilidade; proporcionar um processo público e acessível a todos os interessados; e liberar as áreas ocupadas pelos inservíveis, permitindo sua reutilização.

Foto: Diretoria de Materiais e Patrimônio/Ufes

Categorias relacionadas