Live abordará acesso e permanência de travestis e transexuais no ensino superior

19/11/2021 - 15:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

A Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Centro de Educação (CE) da Ufes realiza na segunda-feira, 22 de novembro, o evento on-line Afirmar a vida e o direito à educação: acesso e permanência de travestis e transexuais no ensino superior.

De acordo com alguns estudos, embora as questões de gênero e sexualidade tenham obtido relevância em políticas e legislações nos últimos anos, estudantes transexuais e travestis ainda têm dificuldade de acesso e de permanência nas instituições de ensino, excluindo-os e impedindo-os de exercerem o direito à educação, principalmente a de nível superior.

Para discutir o assunto, foram convidados o senador da República Fabiano Contarato; a ativista da causa LGBTQIA+ e coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará; e o professor do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais do CE Alexsandro Rodrigues. A abertura do evento contará com a presença do reitor Paulo Vargas.

Como parte da programação, haverá uma apresentação cultural com Reyan Perovano. Mestre em Artes pela Ufes, ele utiliza a expressão artística como estratégia política e de sobrevivência.

A live será transmitida ao vivo, às 19 horas, pelo canal do Laboratório de Aprendizagem (Laufes) da Ufes no YouTube. A mediação será realizada pela professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do CE Andréa Grijó.

Texto: Jorge Medina