O Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon (Nepecc), localizado no campus de São Mateus, acaba de lançar o livro Pesquisas e desenvolvimento em café conilon e robusta, que traz informações sobre os trabalhos e ações realizadas pelo Núcleo. Com muitas fotos, o livro apresenta registros que vão da semente até as flores do café, passando pela evolução da maturação dos frutos e pela caracterização dos genótipos registrados pela Ufes.
O professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus e coordenador do Nepecc, Fábio Partelli, afirma que o objetivo do material é mostrar para a sociedade a beleza do café e a atuação da Ufes nesta que é a principal cultura do Espírito Santo.
“Queremos que as pessoas vejam como é bonito o café, não só no copo, mas desde o início de sua produção. Além disso, mostramos que a Ufes faz parte da cultura do café, seja no desenvolvimento de cultivares, nas lavouras ou nos experimentos, tanto na pesquisa quanto na inovação e na difusão de novas tecnologias. A Ufes é a instituição que mais publica artigos sobre café no mundo”, destaca Partelli.
Para ilustrar essas ações, o livro traz dados e fotos das seis cultivares já registradas pela Ufes, dos genótipos (materiais genéticos) que existem na Fazenda Experimental, dos experimentos em andamento, de visitas de pesquisadores e de projetos desenvolvidos em parceria com outros países, como Angola e Moçambique.
Os interessados em conhecer a obra podem entrar em contato com o professor Fábio Partelli pelo e-mail partelli@yahoo.com.br. No início de 2024, ela estará disponível para download no site https://cafeconilon.com/, onde há outras publicações sobre café produzidas pelo Nepecc.
Texto: Thereza Marinho