Mês do Servidor: atividades começam em 28 de outubro. Confira a programação

26/10/2021 - 19:08  •  Atualizado 30/10/2021 10:16

Reafirmar a importância dos servidores da Ufes para a sociedade, elevar a autoestima, proporcionar vivências e aprendizado, e promover diferentes atividades com temáticas atuais. Essa é a proposta para o evento Mês do Servidor 2021, que será realizado a partir desta quinta-feira, 28, com sequência até 25 de novembro.

O Mês do Servidor terá variada programação nos formatos virtual e presencial (veja folder em anexo ou confira as atividades aqui). Abertas a todos os servidores da Ufes, serão oferecidas lives/palestras, oficinas on-line, atividades lúdicas e culturais, cursos, corrente de elogios, campanha de solidariedade em favor de membros da comunidade universitária e oficinas presenciais para os trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

A produção do evento é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da comissão organizadora integrada por servidores de todos os campi da Ufes. “No ano passado, o evento foi 100% virtual. Como ainda são exigidos cuidados e medidas de biossegurança para se evitar aglomerações, as ações em 2021, em sua maioria, serão ofertadas por meio remoto”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda. Ela acrescenta que as atividades serão iniciadas em 28 de outubro, que é o Dia do Servidor, e serão estendidas no decorrer de um mês, com ações semanais. “As comemorações são importantes porque propõem a valorização do servidor e reafirmam o seu protagonismo na função social de atender às necessidades do público”, completa.

De acordo com Josiana Binda, a Progep observa, a partir de relatos de servidores, que a reorganização das atividades que ocorreu desde março de 2020 com a pandemia da covid-19 impactou o vínculo profissional e afetivo com os colegas de trabalho e com a comunidade universitária, entre outros efeitos negativos. “Pretendemos refletir sobre a importância desse sentimento de pertencimento do servidor, buscando o seu bem-estar e o equilíbrio da sua saúde de forma integral”, pondera a pró-reitora. Ela observa que as atividades foram cuidadosamente idealizadas e planejadas pelo grupo organizador. “Destacamos na programação os momentos de Pausa Consciente, que buscam estimular um outro olhar sobre a saúde e sobre o trabalho”, acentua.

A pró-reitora também destaca as lives sobre o pertencimento do servidor à comunidade universitária, sobre a saúde integral da mulher e do homem, e sobre a gestão das emoções. “Teremos ainda as oficinas e atividades lúdicas, além da corrente de elogios, que será uma novidade, além da campanha solidária em defesa da vida, que é direcionada para membros da comunidade em estado de vulnerabilidade social”, pontua.

Josiana Binda também agradeceu aos colaboradores e parceiros na construção da programação. Ela mencionou a equipe do setor psicossocial da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep), a Universidade Promotora da Saúde (UPS), o Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), o Hucam, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/Progep), as superintendências de Tecnologia da Informação (STI) e de Comunicação (Supec), os palestrantes e coordenadores de oficinas, além dos colaboradores dos campi do interior, em Alegre e São Mateus. “Todos foram imprescindíveis para materializar as ideias com uma programação rica e diversificada. Espero que a comunidade aproveite”, concluiu Josiana Binda.

Feriado

O Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro. Contudo, de acordo com a Portaria 430/2020, publicada pelo governo federal, o ponto facultativo foi transferido para o dia 1º de novembro, segunda-feira, véspera do feriado de Finados.

Texto: Luiz Vital
Edição: Camila Fregona