Metá Metá e Fepaschoal se apresentam hoje no Teatro Universitário

14/07/2015 - 12:42  •  Atualizado 15/07/2015 09:08

A banda paulista Metá Metá (foto) se apresenta nesta terça-feira, 14 de julho, no palco do Teatro Universitário da Ufes, juntamente com o músico capixaba Fepaschoal. O grupo está em Vitória pela primeira vez, para o show que começa às 20 horas e marca o início de uma nova temporada da plataforma multicultural Infinitas, um projeto que nasceu na Rádio Universitária, por meio do programa Tardes Infinitas.

O programa começou nas tardes da Rádio Universitária em 2011 e, a partir de maio de 2015, o conceito foi reformulado e a veiculação passou para as 18 horas, diariamente. O show de hoje marca o lançamento da nova temporada, que já está no ar na 104.7 FM, e do novo site da multiplataforma de conteúdo cultural: www.infinitas.art.br.

Segundo o secretário de Cultura da Ufes Rogério Borges, que à época era diretor da Rádio Universitária, a ideia original do Tardes Infinitas era fazer um programa para mostrar a nova cena da música produzida no Brasil, proporcionando novas experiências para produtores culturais e fazendo o diálogo entre os artistas nacionais e locais. O objetivo continua, e segundo Fabricio Noronha e Vitor Lopes, que participaram da construção do programa desde o início, a ideia foi crescendo e do Tardes Infinitas surgiram uma série de ações. “Com o programa de rádio, a gente sentiu a necessidade de fazer ocupações culturais”, explicou Vitor Lopes. Fabricio completa: “E aí vieram a Casa Lab, Fábrica Lab, séries e eventos”.

Para Fabricio, a Rádio Universitária tem grande importância para a diversidade da programação, pois veicula bastante música local: “É uma rádio diferente”, afirmou. Vitor Lopes também ressalta que a parceria com a Ufes vem crescendo:  “A Universidade abastece a gente com informações novas e pesquisas”, destacou.

A realização do evento de hoje é uma parceria da Secretaria de Cultura da Ufes e do Lab.Muy Arte y Cultura Digital.

Conheça as atrações do show:

Metá Metá - que significa ​"​três​"​ em um em iorubá - apresenta um repertório com várias canções inéditas, de compositores contemporâneos.​ ​O trio​, composto por ​Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França​, trabalha com a diversidade de gêneros musicais brasileiros, utilizando arranjos nus e econômicos que ressaltam elementos melódicos e signos da música de influência africana no mundo, explorando o silêncio e o contraponto, fugindo das ideias convencionais, seja nas características estéticas, seja no modo alternativo de compartilhar a sua arte.

Fepaschoal é compositor, músico, produtor, garimpeiro de ritmos e genitor de trabalhos de relevância na cena artística do Espírito Santo.​ ​Seu primeiro disco, CMDO Guatemala (lê-se "Comando Guatemala"), lançado em janeiro de 2011, manteve-se entre os três discos mais tocados durante uma semana​ no site Trama Virtual​.​ ​Seu show é um caso de improvisação com poemas encaixados em uma espécie de sarau musicado. Suas influências passam pelo Rock, Funk, Samba, Afrobeat, Jazz, Música regional e poesia marginal.

​Texto: Ana Paula Vieira, com informações do Lab.Muy Arte y Cultura Digital​​