O reitor Eustáquio de Castro, a vice-reitora Sonia Lopes e a professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Centro de Educação) Patrícia Rufino, representando os docentes da Ufes, receberam do ministro da Educação, Camilo Santana, a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). A entrega aconteceu durante uma solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 10, em Brasília, em que o ministro entregou a carteira pessoalmente para cada reitor, vice-reitor e docente homenageado das universidades federais.
O evento, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), marcou o encerramento das atividades do Colégio de Reitores do ano de 2025. Além de Santana, a cerimônia contou com a presença das ministras Ester Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinicius David; e do presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli.
Na ocasião, o ministro destacou os avanços na área da educação promovidos pelo governo federal. “Com o apoio do presidente Lula, celebramos o fim de mais um ano. Ano em que ampliamos o quadro de docentes e técnicos das universidades, com reajuste nos salários e nas carreiras dos servidores federais. Garantimos recomposição orçamentária para as instituições, o fortalecimento das políticas de assistência estudantil e melhoria na infraestrutura com entrega de várias obras do Novo PAC. E com a Carteira Nacional Docente do Brasil, reforço o compromisso com o trabalho de quem faz a Educação. Viva os professores, técnicos e gestores das universidades federais", celebrou.
Benefícios
Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a CNDB reconhece a importância do trabalho dos professores, facilitando o acesso a benefícios exclusivos para educadores das redes pública e privada, em todos os níveis e etapas da educação.
"São coisas simples, mas que fazem toda a diferença quando se pensa em valorização de uma carreira. A gente sente que a proposta é retomar a valorização do professor e de fazer com que a população brasileira acredite na importância desse profissional. Foi uma solenidade linda e emocionante", afirmou Patrícia Rufino, que foi indicada pelo reitor Eustáquio de Castro para representar os professores da Ufes.
A CNDB facilita o acesso a vantagens como descontos em eventos culturais nos cinemas, teatros e shows. Também assegura os benefícios do programa Mais Professores para o Brasil, como ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e outras parcerias em negociação pelo MEC. A carteira possui status de documento oficial e tem validade de dez anos.
Fotos: Ministério da Educação
Universidade Federal do Espírito Santo