Morro do Romão receberá mutirão de plantio de mudas de pau-brasil neste sábado, 15

13/04/2023 - 12:02  •  Atualizado 14/04/2023 19:17

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a inclusão social e a sustentabilidade ambiental, o projeto de extensão da Ufes Impactando Vidas promove neste sábado, 15, um mutirão de plantio de mudas da árvore pau-brasil. O evento será realizado das 8 às 12 horas, no Bosque do Ibirapitanga da Reserva Capixaba, localizado no Morro do Romão, em Vitória. Cerca de 50 crianças e adolescentes do bairro, que integram o Instituto Serenata de Favelas, participarão da ação de sensibilização social e ambiental, que também terá atividades culturais e educacionais.

As mudas que serão plantadas foram produzidas pelo projeto Trees of Music (Árvores da Música) da ONG Regenerative Agroforestry Impact Network (Rede Regeneradora de Impacto Agroflorestal – Rain), sediada na Inglaterra e com atuação na América do Sul e na África. De um total de 50 mil mudas, 30 mil foram destinadas para o viveiro do Impactando Vidas, onde reeducandos do sistema prisional do estado desenvolvem o manejo das mudas por meio de treinamento de serviços, com orientação do engenheiro florestal Anderson Neves, voluntário do projeto no viveiro da Ufes, localizado no campus de Goiabeiras (foto).

Também participarão do mutirão Raquel Garbelotti e Carlos Borges, professores do Centro de Artes da Ufes que coordenam os projetos Agricultura Florestal e Ilha de Juçara, respectivamente, que estão vinculados ao Impactando Vidas.

O mutirão de plantio de mudas tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), que atuará no transporte e alimentação dos participantes, do Instituto Ecomaris, da ONG Rain, do projeto Pegada, da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), do Clube Capixaba Va’a de Canoa Havaiana e do Instituto Serenata de Favela.

Reflorestamento ecológico

O projeto de extensão Impactando Vidas foi lançado em outubro de 2020 e está vinculado ao Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes. É coordenado pelo professor Eustáquio de Castro e pela servidora técnica Rosália Antunes, com o objetivo de proporcionar capacitação aos reeducandos do sistema prisional em atividades de reflorestamento ecológico. Rosália Antunes explica que o projeto produz mudas de essências florestais que são estocadas e distribuídas em parceria com os municípios capixabas, incluindo unidades de preservação ambiental do estado.

“O projeto está alinhado à proposta de expansão da cobertura florestal, o que contribui decisivamente para a conservação da biodiversidade, da segurança hídrica e alimentar, e da busca pela melhoria da qualidade de vida”, pontua a coordenadora. Ela cita que neste mês, quatro mil mudas de pau-brasil – árvore nativa da Mata Atlântica – foram doadas à Prefeitura de Fundão, e três mil para a de Aracruz.

O professor Eustáquio de Castro destaca que o projeto possibilita ações sociais e ambientais efetivas que são geradas pela Universidade e direcionadas para a sociedade, com expressivo alcance social e ambiental.

Texto: Luiz Vital
Foto: Projeto Impactando Vidas