Nota de repúdio ao descaso humano com as comunidades indígenas Yanomami

27/01/2023 - 12:12  •  Atualizado 30/01/2023 17:57

O Conselho Universitário (CUn) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo, na sessão conjunta do dia 26 de janeiro de 2023, aprovaram, por unanimidade, a manifestação pública de total repúdio ao descaso humano com as comunidades indígenas Yanomami.

Compreende-se, a partir dos registros vindos a público, que a morte de mais de 570 crianças, indicando uma política de genocídio, tem sido impetrada de modo deliberado a partir da falta absoluta de respostas do recém-encerrado governo Bolsonaro às diversas solicitações dos representantes dos povos indígenas originários.

A Universidade reforça o compromisso com as ações que busquem apoiá-los no sentido de reverter os atos de extermínio dos povos originários brasileiros, bem como destaca a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas a esses povos, particularmente as relacionadas a demarcação de terras, segurança, saúde e educação.

Chamada para voluntários

As Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia estão realizando uma chamada para profissionais e pesquisadores, de qualquer área do conhecimento, que queiram atuar como voluntários para ajudar em uma das diversas frentes de atenção, cuidado e assistência aos Yanomami.

A intenção é formar uma equipe multidisciplinar entre as instituições da região para o atendimento imediato e posterior aos indígenas.

Mais informações estão disponíveis em https://www.instagram.com/ufmaoficial/.