Núcleo de Assistência Financeira da Ufes oferece orientação gratuita sobre IR e MEI

28/04/2021 - 19:25  •  Atualizado 30/04/2021 10:27

O ponto de partida para um bom empreendimento é uma boa ideia. Entretanto, transformar essa ideia em negócio pode ser um desafio, especialmente quando chega a hora de enfrentar a parte burocrática. IR, DAS, MEI - são tantas siglas e exigências que muitas vezes a pessoa se sente desmotivada a seguir adiante com o seu sonho.

Para auxiliar Microempreendedores Individuais (MEI) e outras pessoas físicas e jurídicas de baixa renda a resolver essas questões, a Universidade conta com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Criado em 2017, o NAF é um projeto de extensão que visa promover a interação entre a Receita Federal, estudantes e sociedade, orientando sobre a declaração anual do Imposto de Renda (IR), como regularizar pequenos negócios, entre outros serviços.

“Por meio do Núcleo, o público atendido tem a oportunidade de receber orientações gratuitas relativas a aspectos contábeis e fiscais, os alunos recebem formação complementar na área contábil e tributária, e a Universidade fortalece suas ações junto à comunidade”, destaca a coordenadora do NAF, Marília Nascimento.

Atendimento

Em razão da pandemia, o Núcleo está recebendo solicitações e realizando seus atendimentos de forma remota, pelo e-mail naf.ufes@gmail.com e pelas mídias sociais (veja abaixo). Nas mídias também são postadas dicas que podem auxiliar os contribuintes a resolver dúvidas pontuais.

Dentre os serviços prestados pelo NAF, está o de orientação no preenchimento da Declaração Anual de Imposto de Renda (o prazo final foi adiado para 31 de maio), cuja transmissão à Receita fica a cargo do contribuinte. Porém, em casos excepcionais, devido à falta de equipamentos ou de acesso à internet dos atendidos, o Núcleo poderá transmitir a declaração.

Além da professora Marília Nascimento, a equipe do Núcleo é formada pelas professoras Márcia Cristina Maciel e Laís Narciso, uma bolsista de extensão e outros sete estudantes voluntários.

No segundo semestre de 2019, anterior à paralisação das atividades presenciais, o NAF prestou assistência a mais de 500 pessoas e estima que haja capacidade para atender aproximadamente mil contribuintes nos próximos meses.

Para mais informações, acesse as páginas do NAF no Instagram e no LinkedIn.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: divulgação NAF