
O projeto Criminologia Crítica e Marxismo (Crimarx), vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi/Ufes), promove no dia 9 de abril, a partir das 20 horas, um debate sobre o texto Pena pública e escravismo, de Nilo Batista, professor emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento em formato on-line terá duração de duas horas. Qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever por meio deste link. Serão disponibilizadas 80 vagas para participantes, que receberão o texto em PDF, o link de acesso à Plataforma Google Meet e certificado.
Segundo a professora Raquel Sabará, organizadora do evento, a leitura prévia do material disponibilizado e a participação no debate será uma oportunidade para entender como o poder punitivo estatal esteve submetido aos interesses do poder senhorial e como ainda permanece a lógica punitiva escravista na política criminal contemporânea.
“O tema ‘segurança pública’ é de longe o que ocupa mais espaço no debate público cotidiano. É papel da universidade ir além do senso comum, chegar aos instrumentos que permitam compreender criticamente o fenômeno criminal e repressivo, e descobrir novos caminhos que possam nos conduzir a um estágio diferente da barbárie cotidiana. Este grupo de estudos é um espaço que junta ciência e pessoas que desejam uma política criminal alternativa”, explica Sabará.
Convidados
Nilo Batista, professor aposentado da faculdade de Direito da UERJ e autor do trabalho que será debatido, escreveu diversas obras sobre Direito Penal e Criminologia, sendo conhecido por sua postura crítica em relação ao sistema penal, seus papéis e seus objetivos no Estado Democrático. A apresentação do resumo do texto estudado será feita pelo advogado criminalista Vanderson Leocadio, membro do Crimarx e aluno da especialização em Advocacia Criminal da UERJ, coordenada por Batista. O evento contará ainda com um debatedor convidado, o advogado criminalista e doutor em Direito Penal Diogo Flora.
O projeto Crimarx resulta de uma parceria do Núcleo de Estudos em Violência, Segurança e Direitos Humanos da Ufes (Nevi) com a Escola de Formação Alessandro Baratta (EFAB). Entre seus objetivos, está articular debates sobre criminologia crítica, marxismo e questões contemporâneas.
Mais informações sobre o debate estão disponíveis no perfil do Crimarx ou do Nevi no Instagram.