Núcleo de pesquisa realiza ciclo de debates sobre Humanidades, Educação e Sociedade

09/10/2020 - 20:54  •  Atualizado 14/10/2020 18:28

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil), do Centro de Educação da Ufes, está promovendo o Ciclo de Debates Virtuais Humanidades, Educação e Sociedade Contemporânea. O objetivo é possibilitar a democratização do acesso e da aprendizagem do conhecimento produzido no campo das humanidades, em diálogo com todas as áreas.

Neste mês de outubro, cinco palestras serão realizadas sobre os seguintes temas: Retração da formação estética e contenção política: a imaginação compelida pelos interesses privados, no dia 15; Música, arte e contracultura: o rock capixaba durante a ditadura militar brasileira, no dia 19; Literatura Juvenil e Formação de Leitores no Brasil, no dia 22; Fake Life: convergência de telas, memes e lacração, no dia 26; e Crítica à domesticação da memória em filmes de animação Disney, no dia 29 de outubro. As lives podem ser acompanhadas pelo canal do Nepefil no YouTube (acesse aqui).

Os seminários serão realizados até o final de dezembro e terão duração de duas horas, sendo 40 minutos de exposição da temática escolhida e o restante do tempo para o debate com o público participante. Segundo os organizadores, o projeto pretende promover e ampliar a cultura de debate acadêmico, relacionado ao campo das humanidades e em diálogo com as ciências da educação, a partir de uma perspectiva teórico-crítica da realidade social.

Cooperação interinstitucional

O ciclo de debates está sendo promovido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa Literatura e Educação (Gepled/Ufes), com os programas de pós-graduação em Educação e em Letras da Universidade e com o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS), da Universidade Federal da Paraíba.

O projeto conta ainda com a cooperação interinstitucional de diversos grupos e núcleos de pesquisa do país, dentre eles: Filosofia, Educação e Práxis Social (Feprax), da Universidade Federal de Pelotas (RS); Núcleo de Ecologia e Desenvolvimento Socio-Ambiental (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social, da Universidade Federal da Paraíba; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade (Gepecs), da Universidade Federal de Santa Maria (RS); Grupo de Estudos Teoria Crítica, Educação e Educação Física, da Universidade Federal de Lavras (MG).

A programação completa do ciclo de debates está disponível no documento anexado abaixo. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail gefics.ufpb@gmail.com.

Texto: Nábila Corrêa