A Ouvidoria da Ufes convida os usuários dos serviços prestados pela Universidade a se voluntariarem para compor o Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Ufes. Os membros do Conselho poderão responder a consultas sobre os serviços prestados pela instituição e apresentar propostas de melhorias desses serviços.
A constituição e o funcionamento do Conselho é uma orientação da Controladoria-Geral da União (CGU) e se dá de forma totalmente virtual, por meio da Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, como forma de possibilitar a participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.
Qualquer pessoa física pode ser um conselheiro voluntário. Para isso, o interessado deve acessar a Plataforma Virtual, onde realizará seu cadastro como conselheiro.
A avaliação dos serviços prestados pela Ufes está organizada conforme os eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o decênio 2021-2030. Portanto, serão instituídos cinco conselhos de avaliação nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão.
A participação de cada membro do Conselho contribuirá na orientação dos gestores da Ufes acerca da percepção do usuário no momento da utilização do serviço, proporcionando possíveis soluções para um melhor atendimento, além de gerar informação institucional vinculada a cada eixo do PDI.
Para orientar os usuários interessados em se cadastrarem como conselheiro voluntário, a Ouvidoria preparou um guia. Clique aqui e veja o passo a passo.
Mais informações também estão disponíveis na página do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos na Ufes: https://ouvidoria.ufes.br/conselho-de-usuarios.