PDI da Ufes está disponível para consulta pública

03/03/2021 - 08:59  •  Atualizado 16/03/2021 15:44

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período 2021-2030 entra na sua fase final de construção. A partir desta quarta-feira, 3, o documento estará disponível para consulta pública com a participação da comunidade universitária e da sociedade. Essa fase prossegue até o próximo dia 21. Após a análise das contribuições pelo Comitê Executivo, o texto será submetido à validação do Comitê Central que, em seguida, encaminhará ao Conselho Universitário (CUn) para debate e aprovação. A consulta pública coletará opiniões por meio de duas plataformas: Enquetes Ufes, para a comunidade universitária, e Participa Mais Brasil, para a participação da sociedade – cidadãos, entidades, organizações públicas e privadas, coletivos etc.

Nas duas plataformas a comunidade universitária e a sociedade podem opinar, sendo que os métodos de coleta das opiniões são diferentes. No Enquete Ufes, o participante opina sobre um tema, e no Participa Mais Brasil, a participação é sobre cada parágrafo escolhido. Nas duas situações, porém, as sugestões serão coletadas e serão submetidas à análise do comitê executivo. Os participantes deverão visualizar a minuta do documento e depois opinar sobre a inserção, modificação ou exclusão de partes do texto. Todas as sugestões deverão ser justificadas pelos participantes e o Comitê Executivo do PDI decidirá sobre a aceitação total ou parcial, ou pela rejeição. Em todos os casos, haverá devolutiva ao emissor da sugestão com argumentações sobre a decisão.

Processos de escuta

A consulta, de acordo com o professor Rogério Faleiros, coordenador do Comitê Executivo do PDI, é uma forma concreta de se estabelecer o diálogo da Universidade com a comunidade acadêmica e a sociedade. “É uma ferramenta que respeita os princípios da transparência, da publicidade e da motivação e, por ser um instrumento de participação de caráter consultivo, possibilita uma importante interação de modo individual e coletivo”, destaca. “Os processos de escuta à comunidade universitária e à sociedade são fundamentais para que a Universidade construa um plano de ação de forma coletiva e consistente para o decorrer desta década, em sintonia com os anseios de todos os segmentos sociais”, pondera o reitor Paulo Vargas, presidente do Comitê Central do PDI.

O processo de elaboração do PDI 2021-2030 foi iniciado no segundo semestre de 2019, sendo que a validade do documento anterior foi estendido em função da pandemia de COVID-19. Em duas enquetes realizadas com a comunidade acadêmica, ocorreram cerca de 20 mil manifestações, com abordagens sobre as fragilidades e as potencialidades. Também foram realizadas audiências com as entidades universitárias e com as representações da sociedade capixaba.

De acordo com a metodologia aprovada pelo Conselho Universitário, o PDI possui três instâncias: o Comitê Central, o Comitê Executivo e as Comissões Temáticas. O Comitê Central é composto pelo reitor, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pelos diretores dos Centros de Ensino e por três representantes do CUn (um docente, um técnico e um estudante).

A minuta do documento e as formas de acesso à consulta pública estão disponíveis no endereço https://pdi.ufes.br/consulta-publica. Mais informações sobre o PDI podem ser obtidas no site www.pdi.ufes.br.

PDI 2021-2030 – Conheça a missão, a visão e os valores definidos para a Ufes:

Missão – Garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e de inovação, e a promoção dos direitos e da inclusão social.

Visão – Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a inclusão social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo.

Valores – Compromisso com os interesses e as necessidades da sociedade brasileira, em particular a capixaba; interlocução e parceria com a sociedade; defesa da universidade pública, gratuita, laica, pluriétnica e socialmente referenciada; comprometimento com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão; defesa e respeito às diversidades, étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população; gestão democrática, transparente, participativa e efetiva; compromisso com a valorização das pessoas e defesa intransigente dos Direitos Humanos na garantia do Estado Democrático de Direito; compromisso com o coletivo, a pluralidade, a acessibilidade, as ações afirmativas e a democratização do acesso e da permanência estudantil; defesa permanente da autonomia universitária; garantia da liberdade de ensinar e de aprender; atuação calcada em princípios éticos e de sustentabilidade (social, econômica e ambiental).

Texto: Luiz Vital