Periódicos da Ufes estão entre os mais bem avaliados pela Capes

09/01/2023 - 19:07  •  Atualizado 13/01/2023 17:30

As revistas Argumentum, com nota A1; Dimensões - Revista de História da Ufes e Geografares, com notas A2; Sofia, Farol e Revista (con)textos Linguísticos, com notas A3; e Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, Revista Gestão & Conexões, Contexto e Revista Ágora, com notas A4, estão entre os periódicos de divulgação científica mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período 2017-2021.

O resultado, divulgado no dia 29 de dezembro de 2022, superou a avaliação anterior, do quadriênio 2013-2016, com esses periódicos no estrato A do Qualis-Periódicos. Com exceção da Argumentum, que na avaliação 2013-216 já estava como A2 e evoluiu para A1, as demais estavam no estrato B e evoluíram para o A.

Segundo divulgado pela Capes, a nota Qualis-Periódicos "é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos", ou seja, analisa a qualidade dos veículos de divulgação. As notas vão, na ordem decrescente, de A1 a A4, de B1 a B4 e C.

As revistas classificadas no estrato A da Capes estão vinculadas aos seguintes programas de pós-graduação (PPG): Argumentum – PPG em Política Social; Dimensões e Ágora – PPG em História; Geografares - PPG em Geografia e Departamento de Geografia; Sofia – PPG em Filosofia; Farol – PPG em Artes; Revista (con)textos – PPG em Linguística; Romanitas – PPG em História (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/seção ES); Gestão & Conexão – PPG em Administração; e Contexto - PPG em Letras.

“A evolução nas notas se deve ao empenho dos editores, que vêm atuando dentro das boas práticas editoriais, observando os critérios avaliativos”, afirma Gleice Pereira, professora do Departamento de Biblioteconomia e presidenta do Comitê Gestor do Portal e dos Periódicos Científicos da Ufes. Entre as boas práticas estão: ter comitês editorial e científico, aplicar avaliação às cegas de artigos e realizar a adequada indexação nas bases de dados. Ela explica que o item primordial na avaliação Qualis-Periódicos é o chamado “fator impacto”, que mede a visibilidade da revista no meio científico.

Nova política

Para Valdemar Lacerda Jr., pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), “o sucesso dessas revistas na avaliação da Capes pode ser creditado à qualidade do trabalho dos pesquisadores, bem como ao apoio institucional que os periódicos vêm recebendo da Universidade”.

Lacerda Jr. lembra que, por decisão da Administração Central, houve a adoção de uma política de incentivo a essas publicações. O Comitê Gestor do Portal e dos Periódicos Científicos da Ufes foi criado pela Portaria 534, de 29 de setembro de 2021, vinculado à PRPPG, significando um avanço na área. As ações foram em diferentes frentes, e as publicações deixaram de ser apenas iniciativa própria dos pesquisadores.

“Fornecemos notebooks, contratamos estagiários, empresa de diagramação e revisão de textos, atuamos junto à Fapes [Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo] para que fosse lançado um edital de editoração de periódicos científicos. Todo o incentivo às publicações culminou no sucesso que são as excelentes notas de vários periódicos da Universidade”, afirmou o pró-reitor.

Ele destaca que as notas obtidas pelos programas de pós-graduação (PPGs) nas avaliações quadrienais da Capes estão diretamente vinculadas às revistas em que os pesquisadores publicam, daí a importância de ter, também, bom desempenho nas notas Qualis-Periódicos. “Um programa, para ser nota 6, tem que ter publicações, majoritariamente, em periódicos nos estratos A1 e A2”, explica. Lacerda Jr. dá como exemplo o PPGPS, nota 6 na avaliação da Capes como programa e nota A1 como periódico.

Na página Periódicos da Ufes estão cadastrados 26 periódicos científicos, além de outras revistas e anais de congressos e de outros eventos. Acesse e conheça o acervo da Universidade.

Confira as notas dos principais periódicos da Ufes segundo a Capes:

Periódico

2017-2020

Argumentum

Dimensões

Geografares

Revista (con)textos Linguísticos

Revista Farol

Sofia

Revista Ágora

Revista Gestão & Conexões

Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos