Pesquisadores da Ufes são homenageados em etapa estadual do prêmio Confap

21/12/2021 - 19:58  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (Fapes) promoveu nesta terça-feira, 21, a cerimônia de entrega da premiação da Etapa Estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação - Professor Francisco Romeu Landi. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).

A homenagem foi feita a pesquisadores que tenham se destacado na área científica, tecnológica e de inovação (CT&I), nas categorias Pesquisador Destaque (subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Humanas) e Pesquisador Inovador (subcategorias Inovação para o setor público e para o setor privado). Pela primeira vez, o prêmio também contou com a categoria Profissional de Comunicação, dedicada a profissionais da área que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade. Ao final da matéria, veja os nomes dos premiados.

Dos 13 pesquisadores homenageados, nove são vinculados à Ufes. Na categoria Profissionais de comunicação, dos três nomes finalistas, dois são de servidoras da Superintendência de Comunicação da Universidade.

“A Fapes tem sido uma parceira importante em nosso Estado por meio do fomento de inúmeros projetos de pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento. Isso é um apoio fundamental para o desenvolvimento e o avanço da pesquisa”, destacou o reitor da Ufes, Paulo Vargas.

Investimento

A diretora presidente da Fapes, Cristina Engel de Alvarez, ressaltou o investimento que o governo do Espírito Santo tem feito para que a Fundação possa apoiar os pesquisadores capixabas. “Esse ano, tivemos o segundo maior orçamento destinado para a Fapes. É um compromisso com a pesquisa e a inovação”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença dos homenageados, da equipe da Fapes e representantes da Ufes, do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) e também de instituições privadas de ensino.

Os três primeiros colocados em cada categoria e subcategoria da premiação receberam placas de homenagem. Para os primeiros colocados será concedido auxílio à participação em evento internacional. Já para os segundos e terceiros colocados, o apoio é destinado à participação em evento nacional.

Etapa Nacional

A premiação da Etapa Nacional do Prêmio Confap foi realizada no último dia 9, durante o Fórum Nacional do Confap 2021, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Na ocasião, três pesquisadores da Ufes finalistas da etapa estadual foram premiados nacionalmente: Maria Lúcia Teixeira Garcia, que conquistou o 2º lugar na categoria Pesquisador Destaque – subcategoria Ciências Humanas, com pesquisas voltadas aos temas da saúde mental e da primeira infância, principalmente com crianças pobres, negras e indígenas; Alberto Ferreira de Souza, que recebeu o prêmio de 3º lugar na categoria Pesquisador Inovador  – subcategoria Inovação para o setor empresarial, pelo trabalho desenvolvido na área de cognição visual e inteligência computacional; e Rodrigo Ribeiro Rodrigues, que ficou em 2º lugar na categoria Pesquisador Inovador – subcategoria Inovação para o setor público, pela aplicação de um conceito da indústria automobilística para potencializar o número de análises dos exames de diagnóstico para a covid-19 realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Os premiados na etapa nacional receberam certificados, troféus e premiação financeira. Os classificados em cada categoria/subcategoria na primeira colocação receberam R$ 10 mil; na segunda colocação, R$ 6 mil; e na terceira colocação, R$ 3 mil.

Confira os nomes dos premiados na etapa estadual:

Categoria Pesquisador Destaque

Ciências da Vida

Fábio Luiz Partelli (Ufes)
Fabio Ribeiro Braga (UVV)
Daniel de Oliveira Gomes (Ufes)

Ciências Exatas

Wanderson Romão (Ifes/Ufes)
Teodiano Freire Bastos Filho (Ufes)
Neyval Costa Reis Junior (Ufes)

Ciências Humanas

Maria Lúcia Teixeira Garcia (Ufes)