Pesquisadores lançam livro sobre biologia marinha do Rio Itaúnas, nesta quarta, 30

29/11/2022 - 17:11  •  Atualizado 30/11/2022 18:49

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus de São Mateus, sedia nesta quarta, 30, o lançamento do livro Peixes e Crustáceos do Parque Estadual de Itaúnas, produzido a partir de uma parceria entre a Associação Ekobé Brasil, que desenvolve estudos e projetos no âmbito da conservação, ensino e sensibilização ambiental no norte do Espírito Santo, e pesquisadores da Ufes e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O evento acontece às 18h30, no Auditório Central do campus, e faz parte da programação da Semana do Conhecimento 2022.

Maurício Hostim, professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) do Ceunes e um dos pesquisadores que participaram da obra, explica que o livro foi elaborado a partir do trabalho de identificação de espécies da vida marinha do Rio Itaúnas.

"Fizemos uma identificação das diversas espécies de peixes e crustáceos que ocorrem no Rio Itaúnas e na também na região da foz, nos baseando em pontos específicos de amostragem onde a influência do rio se faz presente. O trabalho se divide em duas partes principais: uma relacionada aos peixes e outra aos crustáceos mais comuns, como siri e camarão, entre outros. Entre os peixes catalogados estão alguns muito importantes para a região, como a tainha, o robalo e o peixe anual, nativo do Parque Estadual de Itaúnas".

Divulgação

O professor destacou que a principal motivação para a publicação do livro é fazer com que todos possam conhecer mais sobre as diferentes espécies presentes no rio, além de informações, como seus nomes científicos e populares, suas características ecológicas, como alimentação e comportamento no ecossistema, e risco de extinção.

Segundo Hostim, o projeto contou com a participação de grande parte do corpo docente e discente do Ceunes, especialmente estudantes de mestrado e doutorado. "O livro se tornou um trabalho de pesquisa, extensão e ensino que permitiu aos alunos muitos aprendizados", disse.

O livro pode ser adquirido no evento de lançamento por meio de uma doação de R$ 20 para a Sociedade Santa Rita de Cássia de São Mateus (Lar dos Velhinhos).

Texto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)