Plataforma InfoUfes completa um ano e disponibiliza novos dados sobre a Universidade

05/07/2024 - 16:42  •  Atualizado 05/07/2024 16:42
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Plataforma InfoUfes

A plataforma InfoUfes, que integra indicadores, informações e dados institucionais de forma visual e interativa relacionados à gestão e aos resultados da Universidade, está completando um ano nesta sexta-feira, 5, com novidades. Mais três campos foram criados. O primeiro deles apresenta o Planejamento Institucional da Universidade. O segundo é dedicado ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que mostra em dados a posição dos técnicos administrativos em PGD a cada mês. O terceiro trata da propriedade intelectual, com informações sobre patentes e outros ativos intelectuais resultantes de projetos realizados na Ufes.

“Uma das coisas fundamentais é que a plataforma permite a transparência efetiva de todos os dados e informações. E isso era um compromisso não só da gestão anterior, mas dessa nova gestão, de cada vez mais disponibilizar as informações para consulta pública”, afirma a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Cristina Engel.

Nessa perspectiva, informa a pró-reitora, a ideia é criar novos campos e atualizar os que já estão disponibilizados, ampliando o leque de dados. “Nós queremos incluir, especialmente, algumas questões relacionadas aos projetos institucionais, ao plano diretor físico, por exemplo, e uma proposta com a qual estamos tendo um especial carinho é com relação às questões de sustentabilidade da Ufes. Quando falamos de sustentabilidade, estamos falando de planos e programas que tratam da sustentabilidade de maneira mais ampla, nas formas ambiental, social e econômica”, afirmou ela.

Engel também destaca que a plataforma InfoUfes é construída num processo que conecta vários setores da Universidade. “Nós temos um grande respeito pelo que chamamos de curadores de dados. Se tem um dado que é relacionado ao estudante de graduação, a Prograd [Pró-Reitoria de Graduação] estará envolvida. Se for alguma coisa relacionada à extensão, a Proex [Pró-Reitoria de Extensão] estará envolvida, e assim por diante. A plataforma InfoUfes é um retrato de tudo que é feito aqui, falado por seus interlocutores”. Ela ressalta a transparência interna e externa que a plataforma proporciona.

Primeiro ano

Segundo o coordenador de Informações Gerenciais da Proplan, Jaime Sales, no primeiro ano de InfoUfes, a plataforma foi bem recebida pelo público, beneficiando diversos pesquisadores, jornalistas, docentes e alunos com a disponibilização de dados organizados, interativos e atualizados de forma contínua. “A plataforma centraliza o acesso a informações que antes demandavam contato direto com setores específicos da Universidade, otimizando o tempo e facilitando o processo de pesquisa”.

Sales destacou que a transparência e democratização dos dados também contribuem para a prestação de contas junto a órgãos de controle. “A plataforma torna a Ufes mais acessível à sociedade e aos órgãos de controle, oferecendo um retrato fiel da instituição por meio de dados precisos e atualizados e reforçando o compromisso com a transparência e a prestação de informações de qualidade”.