Por meio de programa internacional, Ufes receberá professor dos EUA para troca de experiências

29/02/2024 - 18:52  •  Atualizado 29/02/2024 18:54

A Ufes, juntamente com outras seis instituições de ensino superior e a Secretaria de Educação de Cuiabá (MT), receberá um professor norte americanos que vai lecionar e compartilhar conhecimentos com professores de inglês da Universidade no período de março a dezembro deste ano. O professor Alexsandro Meireles, da Divisão de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), representou a Ufes na recepção aos oito professores, realizada na semana passada, em Brasília.

Os professores são bolsistas de um programa de língua inglesa do Escritório Regional de Língua Inglesa (Relo), que recebe professores dos Estados Unidos (EUA) para uma temporada de trabalho com o ensino da língua e cultura norte-americana em diversas partes do Brasil. O Relo é vinculado ao Departamento de Estado da Casa Branca dos EUA.

O professor Alexsandro Meireles (na foto, o primeiro à direita), recepcionou o professor de inglês Jeremy Tarbutton, que atuará na Ufes no Departamento de Línguas e Letras e no Núcleo de Línguas.

"O evento foi extremamente produtivo para as atividades que exercemos junto à área de línguas da SRI, pois nos possibilitou acesso irrestrito e gratuito a diversas ferramentas de ensino de língua inglesa, as quais serão posteriormente compartilhadas em nossa página web", disse Meireles.

Orientações

Além da Ufes, receberão os professores as universidades federais do Pará (UFPA), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Os bolsistas foram recebidos pela ministra conselheira interina da Embaixada e Consulados Americanos, Elizabeth Detmeister, na Embaixada dos Estados Unidos. A programação incluiu também reuniões com seus hosts (anfitriões) para instruções gerais sobre a cultura e o sistema escolar brasileiro, bem como para conhecer as expectativas em relação à estada deles no Brasil.

A recepção aos professores norte-americanos foi realizada na Casa Thomas Jefferson e contou com a presença de vários membros do RELO: do diretor Regional do Escritório de Língua Inglesa, Scott Chiverton; da vice-diretora do Escritório de Língua Inglesa, Helmara de Moraes; da coordenadora do Programa Access, Juliana Ribeiro; e do coordenador de Programas Digitais, Felipe Ferreira. Também participou do encontro a assessora cultural da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos da América (jurisdição Rio de Janeiro e Espírito Santo), Leila Santos.

Com informações e foto da Secretaria de Relações Internacionais (SRI)