Prazo de inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Surgidas termina nesta sexta, 1º/10

29/09/2021 - 11:16  •  Atualizado 30/09/2021 16:16

Termina nesta sexta-feira, 1º de outubro, o prazo de inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS) nas modalidades de remoção, reopção, transferência facultativa e novo curso superior, para ingresso no segundo semestre letivo deste ano. Ao todo, estão sendo ofertadas 616 vagas em cursos de graduação da Ufes, sendo 154 em Vitória, 158 no campus de São Mateus e 304 em Alegre.

Conforme descrito no edital do PSVS, candidatos que tenham concluído um curso superior de graduação e desejem ingressar na Ufes em outro curso superior de graduação podem concorrer para novo curso. A modalidade reopção é para estudantes de curso presencial da Ufes que querem mudar de habilitação (licenciatura/bacharelado) ou de curso. Quem quer mudar de turno ou de campus, mas continuar no mesmo curso, deve escolher a modalidade remoção. Já a transferência facultativa é para alunos que cursam nível superior em outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, e querem migrar para a Ufes.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão acessar o formulário de inscrição exclusivamente pela internet, selecionando, entre outras opções, a modalidade de ingresso e o curso ao qual deseja concorrer. Também é necessário anexar, no ato da inscrição, o Boletim de Desempenho Individual referente à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será utilizado na seleção.

Conforme a Resolução nº 48/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, a nota do Enem passou a ser adotada para ingresso pelo PSVS desde 2020, sendo aceita qualquer edição a partir de 2009.

Texto: Sueli de Freitas