Proaeci convoca estudantes para atualização de cadastro na Assistência Estudantil

22/11/2021 - 18:39  •  Atualizado 23/11/2021 18:24

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publicou nesta segunda-feira, 22, edital convocando estudantes para atualizarem seus cadastros no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). São 450 convocados que precisarão apresentar a documentação necessária para se manterem no Programa.

O envio deverá ser feito por meio do Portal da Assistência Estudantil, entre os dias 8 e 22 de dezembro. As análises serão realizadas entre 17 de janeiro e 18 de fevereiro de 2022. Para permanecer no cadastro do Proaes, o estudante deverá mostrar que permanece atendendo aos critérios de renda familiar bruta, a qual deverá ser de até 1,5 salário mínimo per capita, conforme estipulado no edital.

Caso haja alguma pendência, a Proaeci realizará solicitações ao aluno pelo Portal da Assistência Estudantil. O estudante convocado a apresentar documentos substitutivos ou complementares deverá enviá-los em até dois dias.

A lista com o número de matrícula dos convocados está no Anexo I do Edital nº 18/2021 da Proaeci. Caso o estudante não envie a documentação no prazo, será suspenso do cadastro do Proaes e, caso ele não se manifeste em até 60 dias após a suspensão, será desligado automaticamente do programa.

Auditoria dos benefícios

A Universidade concluiu, por meio da Comissão Permanente de Auditoria da Direção de Assistência Estudantil, o edital publicado em maio deste ano e que convocou 399 estudantes a atualizarem seus cadastros. Na amostra, foram analisados cadastros deferidos entre 2014 e 2017.

Foram desligados do programa 169 estudantes, 130 por não atenderem às convocações da equipe e 39 após a análise da documentação enviada. No total, houve uma redução mensal de R$ 39.462,50 na folha de pagamento dos benefícios. Clique aqui para acessar o relatório completo.

Essa foi a primeira auditoria dos cadastros do Proaes realizada pela comissão, que passará a realizar as convocações com regularidade semestral. Conforme o diretor de Assistência Estudantil, Iury Pessôa, o trabalho realizado pela Comissão de Auditoria de prestação de contas é fundamental. “Essa folga orçamentária foi muito importante, nos permitiu incluir novos estudantes dentro do cadastro da assistência estudantil, parte dos 1.077 novos estudantes que passaram a contar com a assistência em 2021/1 são em decorrência do processo de auditoria”, ressalta.

Mais informações sobre a atualização de cadastro no Proaes-Ufes estão no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana