O Grupo de Pesquisa em Geografia da Ufes, em parceria com instituições francesas, promove nesta quinta-feira, 26, uma live com o professor do Departamento de Geografia Paulo Cesar Scarim sobre o tema Por uma geografia do alimentar pensada para a atualidade e suas calamidades.
A transmissão será das 14 às 16 horas, horário de Brasília, pela plataforma zoom (clique aqui para acessar), e contará com tradução simultânea.
O evento faz parte do projeto Symposia. Trata-se de uma série de encontros internacionais entre laboratórios de pesquisa franco-brasileiros, que objetiva proporcionar a internacionalização de pesquisas e a interconexão entre diferentes departamentos universitários.
“O objetivo deste conjunto de encontros é criar uma colaboração entre diferentes departamentos da Ufes, tendo conexão internacional entre laboratórios de pesquisa no Brasil e na Europa, além do desenvolvimento e do enriquecimento dos estudos no âmbito das várias problemáticas relativas à alimentação e à saúde em ambos os continentes. Os encontros têm como finalidade mostrar a colaboração objetiva e concreta entre os pesquisadores de diferentes continentes para apresentarmos nossas pesquisas para uma futura publicação”, explica Scarim, que desenvolve estudos sobre dieta e epistemologia do pensamento geográfico, espaços territoriais, agricultura e campesinato, educação do campo, alimentação e conflitos socioambientais contemporâneos.
O projeto Symposia engloba os seguintes laboratórios e grupos de estudo: DIAITA – Laboratório Interdisciplinar de História das Questões Alimentares (Ufes); Grupo de Pesquisa sobre História do Pensamento, Alimentação e Saúde (Ufes); GeQa – Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos (Ufes); Groupe d'études Josué de Castro (Sorbonne – França); e UMR 8138 SIRICE – Sorbonne, Identités, relations internationales et civilisations de l'Europe (França).
Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho