Professora da Ufes assume Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS

02/01/2023 - 18:03  •  Atualizado 04/01/2023 19:12

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira, 2, o nome da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel para a Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS). A professora assume sua nova função nesta terça-feira, 3.

Ethel Maciel (na foto, a primeira à esquerda) é graduada em Enfermagem pela Universidade, com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University. Foi vice-reitora da Ufes no período de 2013 a 2020 e, desde 2019, presidia a organização não-governamental Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB).

A epidemiologista também integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose. Na pandemia da covid-19, integrou o Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes) e a Sala de Situação da Saúde para a Covid-19 do Governo do Espírito Santo.

Reconstrução da saúde

“Fiquei muito honrada com o convite para compor a equipe da ministra Nísia, ainda mais nesta pasta que teve uma mudança conceitual a fim de trabalhar com o que chamamos de saúde única, conectando saúde e ambiente”, afirmou Maciel. Ela destacou os desafios da pasta: “pensar o controle das doenças no Brasil” e atuar numa das áreas prioritárias do Governo Lula que é a “ampliação das coberturas vacinais que foram tão impactadas no último governo”.

A epidemiologista lembrou que “a reconstrução da saúde é uma tarefa gigantesca” e falou da sua alegria em participar desse processo. “Eu vivi o enfrentamento do negacionismo científico. Então, é uma alegria e uma honra fazer parte dessa reconstrução”.

Maciel também frisou: “devo toda minha trajetória científica à Ufes e espero representar muito bem minha instituição para levar uma saúde de qualidade aos brasileiros e às brasileiras”.

O reitor em exercício, Roney Pignaton, disse que “a nomeação da professora Ethel é motivo de orgulho para nossa Universidade, por ser uma forma de a Ufes contribuir com a reorganização das políticas na área de saúde, como expressou a nova ministra, Nísia Trindade, durante sua posse. Estamos certos que a professora Ethel reúne as qualidades para a missão para a qual foi designada.”

Além de Ethel Maciel (Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente), integram o novo secretariado do Ministério da Saúde o ex-secretário de Saúde do Espírito Santo Nésio Fernandes (Secretaria de Atenção Primária); Swedenberger Barbosa (Secretaria Executiva); Helvécio Magalhães (Secretaria de Atenção Especializada); Ana Estela Haddad (Secretaria de Informação e Saúde Digital); Ricardo Weibe Tapeba (Secretaria de Saúde Indígena); Carlos Gadelha (Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos); e Isabela Cardoso (Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde).

Brasil tem pressa

Na solenidade de posse, a ministra Nísia Trindade afirmou que a equipe anunciada indica visão de compromisso. “Os secretários possuem necessária qualificação para que se alcance os resultados que a sociedade espera. Atuaremos com ações estruturantes para a construção da saúde do Brasil do Futuro". Ela destacou ainda que “o Brasil tem pressa” e prometeu um trabalho articulado com outros ministérios e ações estruturantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil