Professora da Ufes ministra palestra em evento sobre 'Cuidado materno e neonatal seguro'

A professora Márcia Valeria Almeida, do Departamento de Enfermagem e da pós-graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva da Ufes, é uma das palestrantes convidadas para participar de um ciclo de palestras referente ao Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, que é celebrado em 17 de setembro. Neste ano, o evento tem como tema Cuidado materno e neonatal seguro.

Ao todo, serão quatro palestras, sendo que a primeira acontece na nesta quinta-feira, 9, e a última em 28 de setembro. Todas serão transmitidas on-line a partir das 20 horas (veja a programação completa abaixo). Para participar das palestras, clique aqui.  

Márcia Almeida apresentará no dia 14, às 20 horas, a palestra Foco para a segurança do paciente durante o pré-natal. A professora é membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (Sobrasp) e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A moderação será da professora Flávia Portugal, também do Departamento de Enfermagem da Ufes.

O ciclo de palestra é organizado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio da Comissão Estadual de Segurança do Paciente (Cesp/ES), em parceria com a Sobrasp.

Taxas de mortalidade

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a organização, as taxas de mortalidade perinatal, tanto materna como neonatal, são extremamente altas, embora as causas sejam, em grande parte, evitáveis. A pandemia da covid-19 e suas repercussões para a continuidade dos serviços de atenção à saúde agravaram ainda mais e serviram de alerta para a urgência de uma mobilização mundial sobre a segurança de pacientes.

A OMS estima que um em cada dez pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante a assistência à saúde. Alguns podem não ter consequências mais sérias, outros podem gerar graves complicações.

Conheça a programação do ciclo de palestras:

09/09 – 20 horas

- Palestrante: Grazielle Silva Ferreira Grillo. Hematologista, pediatra e coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Unimed Sul Capixaba.
- Tema: Maternidade x covid-19.

 
14/09 – 20 horas

- Palestrante: Márcia Valeria de Souza Almeida. Professora do Departamento de Enfermagem e da pós-graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva da Ufes.
- Tema: Foco para segurança do paciente durante o pré-natal.

21/09 – 20 horas

- Palestrante: Ana Carolina Marques Sodré da Mota. Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves.
- Tema: Segurança do paciente recém-nascido.

28/09 – 20 horas

- Palestrante: Liliane Naomi Okamoto. Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
- Tema: Proposta de implantação de protocolo de parto seguro no Hifa.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.