Professores da Psicologia lançam livro sobre carreira e saúde mental para universitários

09/05/2023 - 17:24  •  Atualizado 10/05/2023 18:59

Os professores do Departamento de Psicologia da Ufes Alexsandro de Andrade e Fabiana Ramos estão entre os organizadores do livro Intervenções em Carreira e Promoção de Saúde Mental para Universitários, lançado pela ediPUCRS. Eles atuaram junto às pesquisadoras Daniela Boucinha, da Atitus/RS, e Manoela de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), na organização da obra.

O livro objetiva “dar suporte para professores, pesquisadores e profissionais no encaminhamento de ações, estratégias e serviços de apoio à comunidade de estudantes do ensino superior para a condução de intervenções em carreira”, segundo Andrade. Ele explica que a obra é dividida em duas seções temáticas: uma dedicada à saúde mental dos estudantes e outra que trata do desenvolvimento profissional e carreira dos universitários.

A motivação para a obra, segundo o professor, veio do “crescimento no número de estudantes da graduação e da pós-graduação no Brasil e da importância de intervenções específicas para esses grupos”. Ele explica: “são intervenções para melhorar os aspectos psicológicos e de saúde na adaptação da vida universitária e na sua transição para vida fora das universidades”.

Grupos vulneráveis

A abordagem abrange o universo de universitários além da Psicologia, incluindo minorias e grupos vulneráveis, como a população LGBTQIA+ e mulheres STEM (acrônimo formado pelas iniciais das palavras ciência, tecnologia, engenharia e matemática em inglês). “São oficinas em grupo ou intervenções individuais que ocorrem tanto de maneira presencial quanto on-line. Nas oficinas são desenvolvidas estratégias e recursos para o enfrentamento dos contextos de adversidade”, diz Andrade.

O livro é composto por textos publicados por autores das seguintes instituições de ensino: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade São Francisco (USF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), além da Ufes.

Pessoas interessadas podem adquirir o livro por meio deste link.

Texto: Sueli de Freitas