
A vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, iniciou esta semana uma visita oficial a diversas instituições cubanas com o objetivo de alinhar os preparativos para a realização da 27ª Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba (Conasol), que acontecerá em junho, no campus de Goiabeiras. Lopes foi acompanhada dos professores Alexandre Curtis e Luiz Favero, que integram a comissão organizadora do evento.
A viagem tem o objetivo de fortalecer os laços acadêmicos, culturais e educacionais com o país caribenho. “Vamos aproveitar para fazer um diálogo mais profundo, de interlocução, com vistas a futuros intercâmbios com universidades cubanas. Inclusive, estávamos prevendo visitar duas universidades, mas, por recomendação do consulado cubano no Brasil, vamos visitar três”, disse a vice-reitora.
Durante a estada no país, o grupo terá agenda com as seguintes instituições: Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), Universidade de Havana, Universidade Agrária de Havana, Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, Federação das Mulheres Cubanas, Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e Casa das Américas.
Conasol
A 27ª Conasol será realizada no campus de Goiabeiras da Ufes entre os dias 19 e 21 de junho. O evento, que contará com transmissão simultânea para diversos países, tem o objetivo de promover a conscientização e buscar apoio nacional e internacional em defesa da soberania e dos direitos do povo cubano, com ênfase na resistência ao bloqueio econômico e no reconhecimento de suas conquistas sociais e culturais.
A programação contará com diversas atividades acadêmicas e culturais, além da presença de autoridades e líderes de movimentos sociais. A expectativa da organização é que cerca de 700 pessoas participem do evento por dia. Confira a programação prévia no site da Convenção.
A Conasol será organizada pela Ufes em parceria com o Movimento Capixaba de Solidariedade a Cuba e o Instituto Agir para o Desenvolvimento e Cidadania.
Foto: Thereza Marinho