Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) registra a inscrição de 1.246 subprojetos

14/07/2021 - 17:01  •  Atualizado 15/07/2021 17:34

Um total de 1.246 projetos foram inscritos para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) 2021/2022, cujo prazo de submissão se encerrou no dia 12 de julho. A Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) considerou o número bastante expressivo, por ser o terceiro maior em toda a história da iniciação científica.

“Consideramos um excelente número, pois estamos vivendo as dificuldades impostas pela pandemia, como o distanciamento social, que reduz o vínculo com os estudantes e dificulta significativamente o projeto de iniciação científica", avalia o diretor de Pesquisa, Fábio Partelli.

Dos projetos inscritos, 320 foram da área de Ciências da Saúde; 187, de Ciências Humanas; 178, de Ciências Exatas e da Terra; 156, de Ciências Agrárias; 118, de Ciências Biológicas; 105, de Ciências Sociais Aplicadas; 104, das Engenharias; e 78, de Linguística, Letras e Artes.

Segundo consta no edital, o número de bolsas a serem distribuídas entre as oito grandes áreas do conhecimento será diretamente proporcional à demanda qualificada por bolsas de cada grande área.

A divulgação da classificação geral está prevista para 18 de agosto, segundo o cronograma publicado no edital. Já a divulgação da lista de contemplados com bolsa e dos estudantes aceitos como voluntários está agendada para 24 de agosto. A previsão é de que sejam distribuídas 301 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 225 da Ufes e 119 bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Thereza Marinho