Programas de pós-graduação ofertam mais de 120 vagas no mês de fevereiro

28/01/2022 - 18:29  •  Atualizado 02/02/2022 18:56

Sete programas de pós-graduação concluem seus períodos de inscrição para cursos de mestrado ou doutorado nesse mês de fevereiro. Ao todo, são 126 vagas, com oportunidades nos programas de Agroquímica, de Engenharia Química, e de Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, no campus de Alegre; nos programas de Biotecnologia e de Ciências Fisiológicas, no campus de Maruípe; no programa de Energia, no campus de São Mateus; e no de Oceanografia Ambiental, no campus de Goiabeiras.

Confira abaixo:

Ciências Fisiológicas (doutorado)

Dois de fevereiro é o último dia para pessoas interessadas no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) se candidatarem a uma das 12 vagas ofertadas. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores. O Programa está recebendo as inscrições pelo formulário on-line, disponível no endereço https://forms.gle/S2mUCV88tCVCniGc6, por meio do qual também deverão ser enviados, em anexo, os documentos exigidos.

Para participar da seleção, o candidato deve apresentar título de mestre na área das Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas ou em áreas afins. Outro pré-requisito é ter publicado um artigo científico como primeiro autor, ou dois artigos científicos como coautor, em áreas afins em revista com Journal Citation Reports (JCR).

Contato: pos.cienciasfisiologicas@ufes.br

Biotecnologia (mestrado e doutorado)

Encerram-se, em 4 de fevereiro, as inscrições para os processos seletivos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC). Quem tiver interesse em concorrer às oito vagas de mestrado e às nove de doutorado deve enviar a documentação exigida para o e-mail pos.biotecnologia@ufes.br, com cópia para pgbiotecnologia@gmail.com. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores do Programa.

O curso de mestrado tem como público-alvo todos os portadores de diplomas de cursos de graduação (tecnólogo, bacharelado e licenciatura), bem como estudantes concluintes de graduação. Já para participar do processo seletivo do curso de doutorado, o candidato ou a candidata deve ter título de mestre na área de Biotecnologia ou em áreas afins.

Contatos: pos.biotecnologia@ufes.br / pgbiotecnologia@gmail.com

Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores está com inscrições abertas para 25 vagas em seu curso de mestrado. Egressos de cursos de graduação e estudantes finalistas poderão se candidatar, até 14 de fevereiro, por meio do formulário on-line disponível no endereço https://forms.gle/Z6xcq1ELa3pZdiVZ8. No mesmo endereço, deverão ser anexados todos os documentos exigidos. As vagas estão distribuídas entre as linhas de pesquisa e núcleos do Programa.

Contato: ppgeeduc.ufes@gmail.com

Energia (mestrado)

Prosseguem até 16 de fevereiro as inscrições para 14 vagas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN). As oportunidades estão distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa. A inscrição se dará por meio de formulário on-line, cujo link está disponível no endereço http://posgraduacao.saomateus.ufes.br/ppgen.

Poderão participar da seleção egressos de cursos de graduação (tecnólogo e bacharelado) em Engenharias, Ciências da Computação, em Física, em Química, em Matemática ou em áreas afins; assim como estudantes concluintes desses cursos.

Contato: supgrad.ceunes@ufes.br

Oceanografia Ambiental (mestrado e doutorado)

Até 18 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental estará recebendo inscrições para os processos seletivos de mestrado, com 16 vagas, e de doutorado, com 10 vagas. A documentação exigida deverá ser enviada para o e-mail selecao.ppgoam@gmail.com, nas condições informadas no edital.

Poderão participar da seleção para o mestrado egressos de cursos de graduação (tecnólogo, bacharelado e licenciatura) em Oceanografia ou em cursos afins, bem como estudantes concluintes desses cursos. Já para concorrer ao doutorado, é necessário também ter concluído o curso de mestrado nessas áreas ou comprovar a conclusão do curso, em data anterior à matrícula.

Contato: selecao.ppgoam@gmail.com

Agroquímica (mestrado)

Os interessados em concorrer a uma das 15 vagas de mestrado ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Agroquímica têm até as 16 horas de 24 de fevereiro para se inscrever. O candidato deverá preencher o formulário on-line no endereço descrito no edital. Após isso, deverá enviar para o e-mail agroquimica.ppg.ufes@gmail.com toda a documentação exigida. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores ou orientadoras do Programa.

Poderão participar do processo seletivo todos os que possuem diplomas de cursos de graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura) em Química, Agronomia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Zootecnia, Medicina Veterinária, Farmácia e áreas relacionadas à aplicação da Química nas Ciências Agrárias e Meio Ambiente.

Contato: agroquimica.ppg.ufes@gmail.com

Engenharia Química (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ) receberá inscrições para seu curso de mestrado até 28 de fevereiro, pelo e-mail ppeq.sec@gmail.com. São, ao todo, 17 vagas, distribuídas entre os orientadores do Programa.

O público-alvo do processo seletivo são os portadores de diplomas de cursos de graduação (tecnólogo, bacharelado e licenciatura) em Engenharia Química ou em áreas afins às linhas de pesquisa do PPEQ, bem como concluintes desses cursos.

Contatos: ppeq.sec@gmail.com / (28) 3552-8719

Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nas páginas dos programas, que são responsáveis pela realização das etapas dos processos de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa