Projeto faz intervenções de design em fachadas e valoriza comércio de comunidades do Território do Bem

22/07/2024 - 21:42  •  Atualizado 23/07/2024 15:58
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Foto da fachada de um salão de cabeleireiro masculino pintada nas cores azul e amarelo, após a revitalização

Quinze fachadas de comércios localizados nos bairros de São Benedito e Jaburu, em Vitória, foram revitalizadas pela equipe do projeto de extensão Design em Parceria, vinculado ao Laboratório de Projetos em Design (ProDesign/Ufes) do Departamento de Design (DD/Ufes). As ações de intervenção tiveram como objetivo desenvolver a identidade visual, a sinalização e o design de ambientes, produtos e serviços para potencializar o comércio de empreendedores e ressignificar espaços comuns nas comunidades.

Profissionais de Design, lideranças comunitárias e estudantes participantes do ProDesign realizaram as ações de revitalização em empreendimentos de dois dos nove bairros que integram a região conhecida como Território do Bem. Sob coordenação dos professores Mauro Pinheiro, Katia Miller e Ricardo Esteves, o projeto revitalizou seis fachadas em São Benedito e nove em Jaburu. “Adotamos abordagens do design centrado no humano, utilizando ferramentas do design estratégico e da etnografia urbana. Com isso, nossa intenção foi contribuir com o desenvolvimento local dos territórios atendidos, possibilitando conectar as comunidades com diferentes públicos e desenvolver o lado humano da equipe envolvida, que teve a oportunidade de ter contato com realidades distintas”, lembra Pinheiro.

Histórico

O Design em Parceria teve início em 2022, e neste mesmo ano a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ateliê das Ideias convidou a equipe da Ufes para revitalizar as fachadas dos comércios da então recém-inaugurada Rota de Turismo de São Benedito. O processo envolveu encontros com os comerciantes para fazer mentorias de design, que ajudaram os extensionistas a entender o comércio e auxiliaram os empreendedores a escolher elementos gráficos, tipografia e paletas de cor que tivessem relação com cada espaço. “Fazíamos o registro fotográfico, a medição das fachadas e desenhávamos modelos 3D digitais. A partir daí, os estudantes elaboravam propostas para as pinturas das fachadas, que eram apresentadas aos comerciantes. Uma vez aprovadas, passávamos à execução”, explica o coordenador.

No ano passado, além de seguir com as ações em São Benedito, o projeto foi iniciado em Jaburu e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o que viabilizou a compra de material e o pagamento dos prestadores de serviço que ajudavam a equipe. Os trabalhos em Jaburu aconteceram em paralelo à instauração do Circuito Verde do Jaburu, projeto que produz alimentos para moradores por meio de hortas comunitárias.

Imagem
Fachada do salão antes da revitalização, sem pintura e somente com uma pequena placa

Valorização

“Essa parceria que a gente fez com a Universidade proporcionou um aprendizado muito grande e quem saiu ganhando foi a comunidade, que ficou mais bonita. A maioria dos comércios não tinha nome e eles ganharam nome, marca, cor. É um atrativo também porque, a partir dessas intervenções, o comércio teve aumento na clientela, então trouxe um resultado econômico e social muito bom”, avalia o líder comunitário de São Benedito, Valmir Dantas. Para ele, o projeto ainda beneficiou os estudantes, que puderam conhecer o cotidiano das comunidades, e os moradores, já que as requalificações agregaram valor à Rota de Turismo.

Líder comunitário do Jaburu, Cosme dos Santos considera importantes os trabalhos desenvolvidos pela equipe da Ufes, por valorizar os comércios do Circuito Verde e fortalecer a identidade da população do local: “Como são pequenos comércios, os proprietários não têm tanta condição, e aí, além de reformar a fachada, o projeto também teve todo um trabalho com o empreendedor para criação de marca que identificasse os comércios. Então, foi muito gratificante e com certeza o projeto veio para valorizar a nossa comunidade de Jaburu”.

Ao longo dos dois anos de atividades, o Design em Parceria incluiu 54 estudantes, dos quais 29 atuaram em São Benedito e 25 em Jaburu. “O projeto favoreceu a aproximação entre as comunidades e a prática do Design, além de proporcionar a estudantes do curso um laboratório pedagógico de desenvolvimento de projeto”, avalia Pinheiro. Segundo ele, é provável que o ProDesign/Ufes retome outras ações desse tipo no futuro.

Outros trabalhos desenvolvidos pela equipe podem ser vistos no perfil do laboratório no Instagram.

Fotos: ProDesign/Ufes

Categorias relacionadas